sexta-feira, 27 de março de 2009

Águia tenta bater Leão para escapar da zona


Com 13 pontos, o Feirense é o atual vice-lanterna da competição
Depois de amargar um empate em 1 x 1 contra o Vitória da Conquista, no meio de semana, o Feirense volta a campo neste domingo (29) para enfrentar o Vitória no Jóia da Princesa precisando mais do que nunca vencer para escapar da zona do rebaixamento.

Com 13 pontos, o Feirense é o vice-lanterna da competição e a sua situação se complica ainda mais porque faltam quatro rodadas para o encerramento da fase classificatória. A Águia precisa vencer o líder Vitória, pois se perder e os seus concorrentes diretos – Poções e Camaçari – vencerem a equipe acaba rodada na lanterna.

Sem o técnico Mauro Fernandes, demitido após a derrota de 2 x 1 para o Fluminense, o Vitória vem a Feira disposto a se reabilitar, uma vez que a sua liderança está ameaçada pelo rival Bahia, que enfrenta o Fluminense amanhã em Pituaçu

Para o confronto de domingo, uem vai comandar a equipe até a contratação do substituto de Mauro Fernandes será o auxiliar técnico Ricardo Silva. Ele já comandou a equipe em duas partidas, após a saídas de Vagner Mancini, e teve 100% de aproveitamento. Sob seu comando, a equipe derrotou o Ipitanga por 2 a 0 e goleou Camaçari por 7 a 0, maior goleada da competição.Na partida contra o Feirense, Ricardo vai poder contar com os retornos do goleiro Viáfara, do lateral-direito Apodi e do zagueiro Anderson Martins, que não atuaram na partida contra o Fluminense, pois cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

Já o Feirense terá a volta do lateral-esquerdo Gel depois de cumprir suspensão automática e Kekel deve retornar ao meio-campo. O técnico Zanata ainda tem dúvidas e só deve definir a equipe no treinamento de amanhã.

Uma das dúvidas é justamente o aproveitamento de Kekel no meio. Para isso. o técnico poderá optar pela saída de Dedeu, ou mesmo Ueider. Outra dúvida está no ataque já que Biriguidi não vem bem, inclusive foi sacado na última partida dando lugar ao veterano Jamaica. O técnico ainda não sabe como armará o ataque que vem perdendo muitos gols nas últimas partidas.

Feirense x Vitória

Local – Estádio Alberto Oliveira (Jóia da Princesa) em Feira de Santana

Horário – 16 horas

Arbitragem – Jailson Macedo Freitas, auxiliado por José Carlos Oliveira Santos e Carlos Vidal Pereira de Oliveira.

Feirense – Marcelo Augusto; Capone, Valdo, Nildo e Gel; Germínio, Kekel (Dedeu), Ueider e Marcos Neves; Ricardinho e Jamaica (Biriguidi).

Técnico – Zanata.

Vitória – Viafara; Apodi, Anderson Martins, Tiago Gomes e Bosco; Wallace, Bida, Jackson e Ramon; Nadson e Neto Baiano.
Técnico – Ricardo Silva

Flu pode quebrar mais um tabu, que já dura 16 anos


Depois de bater o Vitória no Barradão, Flu tenta vencer o Bahia em Pituaçu



Independente de igualar a sua pontuação a do Bahia, um triunfo do Fluminense contra o Tricolor de Aço jogo de amanhã em Pituaçu, pela 17ª rodada do certame estadual, vai fazer o time feirense quebrar mais um tabu que já dura 16 anos: o de obter cinco triunfos consecutivos dentro de uma mesma competição.

O Fluminense no Baianão 2009 vem de quatro vitórias consecutivas: 2 x 1 diante do Poções, em Jequié; 1 x 0 contra o Colo-Colo e 2 x 1 diante do Feirense, no Jóia da Princesa, e 2 x 1 contra o Vitória na última quarta-feira, no Estádio Barradão. O time já igualou a mesma seqüência de triunfos seguidos obtida em 2006, quando venceu o Itabuna por 4 x 3; o Atlético por 3 x 0; o mesmo placar se repetiu contra o Camaçariense e 2 x 0 em cima do Juazeiro.

Caso vença o Bahia, o Flu vai estabelecer uma seqüência de cinco triunfos consecutivos dentro de uma mesma competição, coisa que não acontecia há 16 anos. A última vez que o Touro do Sertão obteve esta impressionante seqüência foi no Campeonato Baiano de 1993, quando venceu o Itabuna por 2 x 0; o Serrano por 3 x 2; deu 2 x 0 no Galícia. repetiu os mesmos 2 x 0 diante do Bahia e venceu o Camaçari por 1 x 0.

A boa campanha no Baianão 2009 já rendeu ao Flu a quebra de algumas escritas como a de nunca ter vencido o Ipitanga; a de não vencer o Vitória há 13 anos por competições estaduais, além de manter a escrita de nunca ter perdido para o Feirense. Independente de quebrar o tabu de vencer cinco jogos seguidos, o time ainda pode acabar com um jejum que dura três anos: o de não vencer o Bahia em Salvador. A última vez que isso aconteceu no certame estadual de 2006, quando ganhou do Esquadrão de Aço por 4 x 2 na Fonte Nova.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Fluminense bate Leão fora de casa e está próximo de classificação




Time abre quatro pontos diante do Atlético, atual quarto colocado

Foto – Ed Santos
O goleiro Jair foi um dos destaques do triunfo tricolor diante do Vitória



Depois de sete anos sem vencer o Vitória na capital, o Fluminense venceu o Leão hoje à noite no Barradão por 2 x 1 e caminha a passos largos para a sua classificação antecipada para a segunda fase do campeonato estadual 2009. O tricolor feirense continua folgadamente na terceira colocação com 33 pontos, quatro pontos a mais que o Atlético, quarto colocado na classificação.
O Vitória começou a partida buscando tomar a iniciativa do jogo e o Fluminense entrou com o objetivo de marcar todas as jogadas do adversário. Na base do contra-ataque, o tricolor feirense foi quem assustou primeiro o Leão da Barra: numa jogada feita por Brasão, cruzou a bola a zaga passou batida e Harley chutou fraco.
O rubro-negro respondeu aos seis minutos com uma boa chegada de Rafael na linha de fundo e fez um cruzamento perigoso que Jair segurou bem. Dois minutos depois aconteceu mais um ataque: um bom cruzamento de Bosco, Jackson subiu bem e cabeceou forte pela linha de fundo. A jogada mais perigosa no começo da partida foi aos 11 minutos, quando Rafael cruzou, a zaga falhou e Victor Ramos cabeceou forte para a defesa de Jair.
O jogo ficou muito disputado no meio-campo e só voltou a ter um lance de emoção aos 21 minutos, quando aconteceu uma triangulação entre Ramon, Jackson e Bosco. Este último recebeu a bola na frente e chutou forte com a bola raspando a trave direita do Fluminense. Três minutos depois, o tricolor foi ao ataque e quase marcou com Harley:o meia Dudu fez um bom lançamento para o atacante, que limpou e chutou assustando Gleguer.
Aos 28 minutos, o tricolor feirense perdeu uma boa oportunidade com Brasão: a jogada foi iniciada por Dudu, que lançou Brasão. Ele dominou, poderia ter tocado para Harley, mas acabou chutando perdendo boa chance.
O Vitória começou a ceder espaços e o Flu ficou mais a vontade para trabalhar a bola. Aos 30 minutos o tricolor abriu o placar com Dudu: numa cobrança de falta, o meia chutou forte, a bola resvalou no lateral Bosco enganando Gleguer indo para o fundo do gol.
O Leão ficou atordoado com o placar adverso e mesmo sem apresentar um grande futebol foi para cima, na base da pressão. Aos 35 minutos, uma jogada de ataque, a bola foi cruzada, a zaga falhou, Nadson cabeceou e Renato Melo salvou em cima da linha. Aos 43 minutos o Vitória empatou a partida com Neto Baiano. Nadson curtiu uma de ponta direita e cruzou a bola, a zaga não rebateu e o atacante só encostou para empatar o jogo.

SEGUNDO TEMPO
Os técnicos voltaram para o segundo tempo com as equipes modificadas. No Vitória, o veterano Ramon Menezes deu lugar para Gláucio para dar uma melhor movimentação ao meio-campo. Já no Fluminense, Dudu voltou a sentir uma contusão muscular que o afastou das últimas partidas e saiu para a entrada de Lê para dar uma melhor proteção ao meio-campo.
O rubro-negro começou dominando o jogo e aos sete minutos teve a chance de marcar com o zagueiro Tiago Gomes: um cruzamento de Bosco, zaga ficou assistindo o defensor subir e testar para defesa de Jair. Apesar de ter voltado mais organizado do intervalo, o Vitória continuou com dificuldade para levar perigo ao gol do goleiro Jair. Na melhor tentativa, Jackson arriscou de fora da área e o arqueiro teve que trabalhar bem para evitar a virada rubro-negra. Sem se desesperar com a melhora do adversário, o Fluminense seguiu bem postado em campo. E a tranquilidade para jogar foi produtiva para o Tricolor. Aos 21 minutos, Brasão arriscou o chute e Gléguer se esforçou para defender. Mas na sobra, Harley recebeu para tocar para o gol e colocar o Fluminense na frente. Com o fim da partida se aproximando, o técnico Mauro Fernandes tentou sua última cartada para buscar o empate. Ele colocou o meia colombiano Javier Reina no gol de Jackson. O jogador fez um bom lançamento, mas não foi suficiente para evitar a derrota do Leão no Barradão.


Vitória 1 x 2 Fluminense

Horário: 20h30 min

Local: estádio Manoel Barradas, Barradão

Árbitro: Rosalvo da Silva Mota auxiliado por Raimundo Carneiro e Jorge César Borges

Cartões amarelo: Thiago Gomes, Jackson (V)Chiquinho, Lima, Galego, Brazão e Jair (F)

Gols: Dudu, aos 34min do primeiro tempo, Harley, aos 21min do segundo tempo para o Fluminense e Neto Baiano, aos 41min do primeiro tempo, para o Vitória.

Vitória - Gléguer; Rafael Granja (André Luiz), Thiago Gomes, Victor Ramos e Bosco; Wallace, Bida, Jackson (Reina) e Ramon (Gláucio); Nadson e Neto Baiano

Técnico: Mauro Fernandes

Fluminense - Jair; Renato Mello, Lima e Thiago; Chiquinho, Galego (Gil), Tácio, Dudu (Lê) e Deca; Harley (Geovane) e Brazão

Técnico: Nazareno Silva

terça-feira, 24 de março de 2009

Flu luta por classificação antecipada no Baiano



O tricolor feirense precisa de pelo menos mais oito pontos para carimbar a classificação





Faltando cinco rodadas para o encerramento da primeira fase do Campeonato Baiano, o Fluminense busca a partir de amanhã somar um maior número de pontos possível para garantir a sua classificação antecipada para a segunda fase. O primeiro embate será contra o Vitória, no Barradão, que também luta para carimbar a sua passagem a fase decisiva.

Com 30 pontos e mais cinco jogos pela frente, o tricolor feirense precisa de pelo menos mais nove pontos para carimbar uma das vagas na fase decisiva. Os três triunfos consecutivos contra Poções, Colo-Colo e Feirense, deixaram o Flu numa posição tranqüila de depender das suas próprias forças para alcançar o seu objetivo.

A partida diante do rubro-negro não será fácil porque o time, embora seja líder geral da competição com 38 pontos, tem se apresentado de maneira irregular deixando o torcedor preocupado. Para tentar amenizar a situação e pensar na próxima fase da Copa do Brasil, o Leão vai tentar vencer hoje para antecipar a sua classificação a fase decisiva.

Os time já se enfrentaram neste estadual e o Touro levou a melhor vencendo por 1 x 0 em partida realizada no Jóia da Princesa. Para a partida de amanhã, o técnico Nazareno Silva tem o retorno do volante Gil depois de cumprir suspensão automática no último domingo, em compensação perdeu o meia André Cabeça suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Com isso quem pode reaparecer no time é o meia Dudu, artilheiro do Flu no estadual com seis gols. Ele ficou afastado dos últimos jogos com uma contusão muscular, mas já no jogo passado estava compondo o banco de reservas.

Em principio, Nazareno Silva deve manter a base da equipe que venceu o Feirense por 2 x 1 no domingo. Hoje aconteceu o último treinamento antes da partida e os atletas já estão concentrados para enfrentar o Vitória no Barradão.

Vitória x Fluminense

Local – Estádio Manoel Barradas (Barradão) em Salvador.

Horário – 20h30min.

Arbitragem – Rosalvo da Silva Mota, auxiliado por Raimundo Carneiro Oliveira e Jorge César Santana Borges.

Vitória – Viafara; Apodi, Wallace, Anderson Martins e Bosco; Ramirez, Bida, Gláucio e Ramon Menezes; Neto Baiano e Nadson.

Técnico – Mauro Fernandes.
Fluminense – Jair; Chiquinho, Lima, Tiago, Renato Melo e Deca; Gil, Tácio e Dudu; Harley e Brasão.

Técnico – Nazareno Silva.

Feirense tenta vencer para evitar lanterna



Time Gameleiro está apenas a um ponto dos lanternas

Foto - O Feirense vem de duas derrtas consecutivas contra Atlético e Fluminense







Vindo de duas derrotas no certame estadual – 1 x 0 para o Atlético e 2 x 1 para o Fluminense – o time do Feirense volta a campo amanhã para encarar o Vitória da Conquista no Jóia da Princesa precisando vencer para se afastar das últimas colocações do Baianão.

Com 12 pontos, a Águia do Sertão é a 10ª colocada na classificação geral está colada no Camaçari e Poções, os últimos colocados com 11 pontos cada. Se vencer, o time ameniza a sua situação, mas se perder os seus concorrentes vencerem pode acabar a rodada na lanterna.

O jogo promete ser empolgante porque o time conquistense chega a Feira disposto a lutar pelo triunfo. É o quinto colocado com 26 pontos e precisa vencer além de torcer por um tropeço do Atlético, em Alagoinhas, diante do Bahia para voltar ao G-4.

Diante deste quadro, o técnico Zanata deve mudar principalmente a forma de jogar da equipe já que precisa do resultado. Ele não conta com o zagueiro Valdo e o lateral-esquerdo Gel, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

A tendência é que Diogo forme dupla de zaga com Nildo e Sandro ocupe a vaga da lateral-esquerda. Hoje aconteceu o treinamento apronto, mas a escalação só deve ser confirmada amanhã nos vestiários antes da bola rolar.

Feirense x Vitória da Conquista

Local – Estádio Alberto Oliveira (Jóia da Princesa) em Feira de Santana

Horário – 20h30min

Arbitragem – Evaldo Ferreira Matos, auxiliado por Cláudio Antônio Dias Aragão e Silvério José Lopes Lima.

Feirense – Marcelo Augusto; Capone, Nildo, Diogo e Sandro; Germínio, Kekel, Dedeu e Marcos Neves; Ricardinho e Biriguidi.

Técnico – Zanata.

Vitória da Conquista – Gessé; Márcio Choquito, Braz, Sílvio e Raul; Belém, Diego Aragão, Alessandro Azevedo e Narcisio; Diogo e Kaká.

Técnico – Sérgio Araújo.

domingo, 22 de março de 2009

Touro vence Águia em jogo dramático no Jóia




O triunfo deixou o Fluminense isolado na terceira colocação com 30 pontos

Foto – Ed Santos
A partida ganhou muita emoção principalmente no final do segundo tempo, quando dois pênaltis foram marcados pelo juiz

Numa partida emocionante, principalmente no segundo tempo, o Fluminense venceu o Feirense por 2 x 1 na tarde de hoje no Jóia da Princesa e confirmou a terceira colocação com 30 pontos de forma isolada, já que o Atlético empatou e ficou com 28 pontos e o Vitória da Conquista venceu chegando a 26. O time parte agora para dois compromissos fora de casa, onde encara a dupla BaVi, com tranqüilidade para seguir na luta pela classificação na segunda fase.

O jogo começou com um bom ritmo, os times buscando ir a frente, mas foi a Águia quem tomou a iniciativa com o atacante Ricardinho. Numa jogada rápida pela direita com Capone, que lançou o centroavante e este chutou forte com a bola raspando a trave. Aos três minutos, o tricolor feirense abriu o marcador: numa jogada pessoal de Brasão que foi na linha de fundo e cruzou, a zaga falhou, Harley ajeitou de cabeça para André Cabeça que só teve o trabalho de dominar e chutar vencendo o goleiro Marcelo.


O Feirense ficou atordoado com o gol e o Flu continuou apresentando um futebol melhor, com um toque de bola mais envolvente, procurando explorar as jogadas principalmente pelas laterais. Mas o Feirense aos poucos foi se reencontrando na partida. Aos 12 minutos, quase empatou com Germinio. Numa cobrança de falta, ele obrigou Jair a espalmar a bola pela linha de fundo.


Sentindo a fragilidade na marcação da sua equipe, Zanata tirou Carlos e colocou Kekel para melhorar a situação passando a ter uma atuação mais centrada. O Fluminense recuou um pouco e o time gameleiro passou a ter um maior domínio territorial, mas não traduzido em chances de gol.


A Águia passou a apresentar um rápido toque de bola, mas não foi suficiente para estabelecer. O jogo ficou disputado com as equipes alternado bons e naus momentos. Aos 39 minutos o time quase marcou o segundo gol. Uma boa jogada feita por André Cabeça, lançou a bola para Harley, que dominou a bola e chutou com Marcelo espalmando pela linha de fundo para escanteio.


SEGUNDA ETAPA
O segundo tempo começa com os times mantendo as mesmas escalações. O Fluminense foi quem tomou a iniciativa em mais uma boa jogada de Brasão, feita pela esquerda aconteceu o cruzamento e Harley cabeceou forte para a defesa de Marcelo. Aos 13 minutos, Ueider cobrou falta, Jair saiu do gol atabalhoado e Kekel sozinho testou de cabeça para fora quase empatando o jogo.


O Touro voltou a assustar aos 14 minutos num contra-ataque, em que a bola foi esticada para Brasão, que ganhou na velocidade dos zagueiros e chutou forte com a bola passando raspando a trave. A Águia teve uma queda no seu futebol, enquanto o Flu cresceu. Um minuto depois, Brasão mais uma vez fez jogada pela esquerda e cruzou, Harley testou de cabeça pela linha de fundo.


Nazareno Silva tirou Harley, que estava cansado, para colocar Souza, com a finalidade de dar uma maior movimentação ao setor. Zanata também tentou mudar o panorama do jogo colocando Jamaica e Jaiminho, no lugar de Germínio e Ricardinho. A partida se encaminhava para a final, quando numa jogada de ataque do Feirense houve um cruzamento, o goleiro saiu e pegou a bola. Num lance paralelo, Lima derrubou Marcos Neves na área. O juiz Gleidosn Santos Oliveira não viu, mas o auxiliar Luiz Carlos Teixeira chamou a atenção do lance e o árbitro acabou marcando a penalidade, causando muita confusão.


Dois minutos depois, Marcos Neves cobrou e converteu o pênalti empatando a partida que já estava com 46 minutos. O Fluminense não se intimidou e partiu para cima do adversário. Quatro minutos depois Brasão fez boa jogada e acabou sendo derrubado pelo zagueiro na área, com o árbitro marcando pênalti. Ele mesmo cobrou e fez o gol que garantiu o triunfo tricolor.


O clube chegou aos 30 pontos e agora sai para fazer duas partidas fora de casa: quarta-feira contra o Vitória no Barradão e no sábado contra o Bahia em Pituaçu. O time se reapresenta amanhã e começa a se preparar para encarar o Vitória.



Fluminense x Feirense
Local – Estádio Alberto Oliveira (Jóia da Princesa)
Horário – 17 horas
Arbitragem – Gleidson Santos Oliveira, auxiliado por Luis Carlos Silva
Teixeira e José Carlos Oliveira Santos.
Renda – R$ 32.710. Público – 5.318 pagante
Gols – André Cabeça (Fluminense) -3min do 1º tempo.
Cartões amarelos – Germínio, Ueider, Gel, Valdo e Capone (Feirenser); Chiquinho e André Cabeça (Fluminense)
Fluminense – Jair; Chiquinho, Lima, Tiago, Renato Melo e Deca; Galego (Lê), Tácio e André Cabeça, Brasão e Harley (Souza).
Técnico – Nazareno Silva.
Feirense – Marcelo Augusto; Capone, Valdo, Edi e Gel; Carlos (Kekel), Germinio (Jamaica), Ueider e Marcos Neves;Ricardinho (Jaiminho) e Biriguidi.
Técnico –Zantata.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Feira pode ser palco de Flau-Flu de másteres em abril


O veterano Cláudio Adão pode ser uma das atrações no jogo de másteres


O torcedor feirense poderá matar saudades dos grandes jogadores do passado que marcaram época no Flamengo. O time máster do rubro-negro carioca pode jogar amistosamente no próximo dia 3 de abril, no Jóia da Princesa, diante do time máster do Fluminense.

Os representantes do time flamenguista, dentre eles o conhecidíssimo meia Adílio, estiveram hoje em Feira conversando com o diretor de esportes do município Wilson Passos e o secretário de cultura esporte e lazer Alcione Cedraz e o amistoso pode ser confirmado nos próximos dias.

De acordo com Wilson Passos, os másteres do Flamengo estarão no próximo mês cumprindo uma turnê de amistosos por cidades do Nordeste e um dos organizadores manteve contato para ver a possibilidade. “Ficamos muito interessados e será uma grande oportunidade dos torcedores matarem saudade dos ídolos que fizeram história no Flamengo no próprio Fluminense”, afirma.

Caso seja confirmado o torcedor poderá ver novamente em campo craques como Adílio, Nunes, Cláudio Adão, Zé Carlos, Nélio, Lira e Piá. A partida pode marcar uma parceria entre a prefeitura e o Centro do Futebol do Zico (CFZ). “Seria uma escolinha de um futebol a ser montada em um bairro aqui em Feira e o projeto pode beneficiar diretamente até 100 crianças”, adiantou Wilson Passos.

Nazareno tem problemas para armar Flu


Foto - Ed Santos
O atacante Souza com dores no tornozelo não treina há dois dias




O técnico Nazareno Silva tem problemas para armar o Fluminense para enfrentar o Feirense no próximo domingo. Suspensões e contusões estão atrapalhando o treinador no início de semana e a definição da equipe só deve acontecer no sábado ou mesmo no dia da partida.

O atacante Nino, se recupera de uma contratura muscular e de acordo com o medico do clube Richard Moreira, já não sente dor, mas está fora da partida por falta de ritmo de jogo e condicionamento físico. Outro que segue de fora é o meia Dudu também com uma contusão muscular. O quadro do atleta já apresenta melhora, no entanto será submetido a um exame de imagem no início da próxima semana para ver se pode retornar aos treinos com bola.

Outro que pode vir a preocupar é o atacante Souza, que sente dores no tornozelo e por conta disso foi poupado das atividades por dois dias. Ele vem realizando treinamento intensivo para ver se reúne condições de treinar com bola amanhã.

O volante Gil, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, é outro desfalque. Em compensação, Chiquinho está de volta a lateral-direita. Hoje os atletas participara de uma atividade com bola no CT. Amanhã, os trabalhos serão em dois períodos, com a realização de um treinamento técnico-tático.

No Feirense, Kekel pode voltar para encarar o Flu

Depois de cumprir três em virtude uma suspensão imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Bahiana de Futebol (FBF), o meia Kekel está disposição do técnico Zanata para as próximas partidas do Feirense e pode ser a novidade para o jogo contra o Fluminense no próximo domingo no Jóia da Princesa.

Kekel foi expulso na partida contra o Vitória, ainda no primeiro turno, no Barradão, quando o Feirense perdeu por 2 x 1. Naquela oportunidade, ele teria ofendido moralmente o árbitro, ao ser expulso. Foi julgado e suspenso por três jogos e agora está de volta.

Mesmo sendo titular e capitão do time, Kekel ainda não tem o retorno garantido, já que o garoto Dedeu, oriundo das divisões de base tem se saído muito bem nas partidas e agradado ao técnico Zanata.

Hoje aconteceu um coletivo no Estádio Lourdes Trindade, na Fazenda do Menor, mas o time só deverá ser oficialmente definido no coletivo-apronto de sexta-feira. Zanata não tem maiores problemas já que agora conta com todo o elenco a sua disposição.

terça-feira, 17 de março de 2009

Regularidade é a arma do Flu no Baianão 2009


O Fluminense (Foto Ed Santos) demosntra boa fase com oito triunfos e quatro derrotas

As atuações podem ser as melhores, no entanto, nem mesmo o mais exigente torcedor pode negar: o Fluminense, depois da dupla BaVi é o time mais regular do certame estadual 2009. Até agora, das 15 rodadas disputadas, o tricolor feirense ficou fora do G-4 apenas uma vez.

Numa competição de pontos corridos, nem sempre quem joga o melhor futebol vence e na maioria das vezes a eficiência e a regularidade são as principais virtudes de um time que quer estar entre os primeiros. Nesse sentido, mesmo sem apresentar um futebol convincente, no interior o Flu foi quem mais venceu: oito vezes e o que menos perdeu: quatro derrotas apenas.

Comparando com a campanha do Itabuna – quarto colocado geral em 2008 – a tendência é que o Flu alcance a meta de ficar entre os quatro primeiros garantindo uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D. No ano passado ao final da fase classificatória, o time itabunense teve 9 vitórias, uma a menos que o Flu, e cinco derrotas, também uma a menos que o Touro do Sertão.

O time tem pela frente mais sete partidas, sendo três em casa e quatro fora. Em casa enfrenta Feirense Ipitanga e Atlético. Fora joga contra Bahia, Vitória, Vitória da Conquista e Camaçari. Para o técnico Nazareno Silva, se o clube vencer os jogos em casa e arrancar pontos adversários fora, o time consegue a classificação. “Precisamos vencer as partidas que temos em casa porque nos jogos fora poderemos trabalhar os resultados com mais tranqüilidade”, analisa o técnico.

sábado, 14 de março de 2009

Feirense tenta terceiro triunfo na era Zanata



O técnico Zanata conversa com o grupo sobre a imprtância de mais um jogo




Embalado por duas vitórias consecutivas no certame estadual. o Feirense volta a campo amanhã quando enfrenta o Atlético, no Estádio Antônio Carneiro em Alagoinhas, tentando melhorar ainda mais a sua pontuação. No entanto, a parada não deverá ser nada fácil porque o Caracará luta com todas as forças para se manter na “comissão de frente” do estadual 2009.

Ocupando a 9ª colocação com 12 pontos, o Feirense perdeu seis pontos por conta de uma punição do TJD da Federação Bahiana de Futebol (FBF), no início da semana, mas engatou uma seqüência de dois triunfos consecutivos, sendo que o último de 1 x 0 contra o Bahia no Jóia da Princesa.

O técnico Zanata ainda não confirmou, mas a tendência é que diante do Atlético, ele mantenha a mesma formação que venceu o Bahia. O confronto vai ser complicado porque o Atlético é o quarto colocado com 24 pontos e precisa vencer o time gameleiro para manter a posição, uma vez que está ameaçado pelo Vitória da Conquista, que ocupa a quinta colocação com 23 pontos.

Ontem aconteceu coletivo-apronto na Fazenda do Menor, mas Zanata adotou a tática do mistério e só deve confirmar oficialmente a escalação amanhã nos vestiários do Estádio Antônio Carneiro, antes da bola rolar.


FICHA TÉCNICA

Atlético x Feirense
Local – Estádio Antônio Carneiro (Alagoinhas)
Horário – 16 horas.
Arbitragem – José Paulo Pedreira da Silva, auxiliado por Ednei Costa Brito e Carlos Vidal Oliveira.
Atlético – Dida; Amilton Júnior, Edson, Clériston e Robinho; Vaguinho, Luís Cláudio, Tiago Neiva e Gil; Ciel e Robert.
Técnico – Moisés Alves.
Feirense- Marcelo Augusto, Capone, Valdo, Nildo e Gel; Dedeu, Germínio, Ueider e Marcos Neves; Ricardinho e Biriguidi.
Técnico – Zanata.

Touro tenta derrubar Tigre para se manter no G-4


O atacante Nino, contundido, continua de fora no Fluminense


Após vencer o Poções no meio de semana e retornar ao G-4 do Campeonato Baiano 2009, o Fluminense enfrenta o Colo-Colo, no próximo domingo (15) no Jóia da Princesa precisando vencer para se manter na “comissão de frente” do certame estadual.

O Touro do Sertão tem 24 pontos e ocupa a terceira colocação. No entanto, o Atlético tem o mesmo número de pontos e ocupa a quarta posição, sem falar no Vitória da Conquista, com 23, que está na cola esperando um vacilo para voltar ao “pelotão de frente”.

Ontem aconteceu o coletivo-apronto no CT do Fluminense, mas o técnico Nazareno Silva não definiu o time que enfrenta o Colo-Colo. O meia Dudu vai mais uma vez ficar de fora em virtude de uma contusão muscular e o atacante Nino ainda é dúvida, já que se recupera de uma contratura.

Sem o lateral-direito Chiquinho, suspenso, o meia Lê que volta a equipe, será mais uma vez improvisado. Outro que fica de fora é o zagueiro Renato Melo, que recebeu o terceiro cartão amarelo, mas Tiago entra no seu lugar formando a dupla de zaga com Lima.

O Colo-Colo, do técnico Sérgio Oliveira vem a Feira de Santana embalado por ter vencido o Vitória da Conquista fora de casa e busca somar mais três pontos para se distanciar cada vez mais da zona de rebaixamento.

FICHA TÉCNICA

Fluminense x Colo-Colo
Local – Estádio Jóia da Princesa.
Horário – 17 horas.
Arbitragem - Lúcio José Silva Araújo,auxiliado por Silvério José Lopes Lima e Cláudio Antônio Dias Aragão.
Fluminense - Jair; Lê, Lima, Tiago e Deca; Gil,Galego, Tácio e André Cabeça. Brasão e Souza.
Técnico – Nazareno Silva.
Colo-Colo – Vinícius; Alex Santos, Osmar, Rodrigo e Rubem; Fábio Santos, Dudu, Joilson e Jânio; Marcos Chaves e Ednei.
Técnico – Sérgio Oliveira.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Feirense entra com recurso para reaver pontos perdidos



O técnico Zanata (a direita) já venceu duas partidas no comando do Feirense



Depois de ter sido penalizado com a perda de seis pontos no Campeonato Baiano, o Feirense entrou hoje com um recurso para tentar reverter a punição imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Bahiana de Futebol.

O time foi punido em julgamento realizado na última segunda-feira por ter escalado o atleta Tiago Dantas, na partida contra o Ipitanga, no dia 26 de fevereiro sem que estivesse regularizado. O presidente Dílson Gamela, após a partida contra o Bahia informou sobre o recurso e espera reverter a situação. “O jogador estava regularizado e já estamos reunindo todas as provas para que os nossos advogados possam nos defender”, afirmou.

A Águia do Sertão, com a perda dos pontos caiu para a nona posição com 12 pontos. Caso reverta o quadro encosta no “pelotão de frente” e matematicamente pode brigar por uma vaga no G-4.

A equipe se reapresentou hoje após o surpreendente triunfo diante do Bahia, ontem à noite. Os jogadores participaram de um treino leve e amanhã as atividades serão apenas no turno da tarde com a realização do treinamento coletivo, quando o técnico Zanata define o time que enfrenta o Atlético, domingo em Alagoinhas.

Flu com problemas para encarar Tigre

O meia Dudu ainda é dívida para domingo


Depois de vencer o Poções por 2 x 1 e retornar ao G-4 do Campeonato Baiano, o Fluminense volta as suas atenções para a partida contra o Colo-Colo, no próximo domingo no Jóia da Princesa. A equipe se reapresentou hoje à tarde e o técnico Nazareno Silva tem problemas para escalar a equipe.

O lateral Chiquinho foi expulso na partida em Jequié e desfalca a equipe. Além dele, outro que está suspenso é o zagueiro Renato Melo que recebeu o terceiro cartã o zagueiro Renato Melo que recebeu o terceiro cartquipe. minense volta as suas atenço amarelo. O atacante Nino e o meia Dudu (Foto), que se recuperam de contusões musculares também são dúvidas.

Ambos devem passar por revisão médica e se participarem normalmente das atividades poderão retornar ao time titular

Quem tem volta certa é o volante Lê e o zagueiro Tiago que ficaram de fora da última partida cumprindo suspensão automática. A definição da equipe só deverá acontecer amanhã à tarde, no treino coletivo, ou no sábado pela manhã, no recreativo.

A provável equipe que deve ser a titular no coletivo de amanhã é a seguinte: Jair; Lê, Lima, Tiago e Deca, Gil, Galego Tácio e André Cabeça (Dudu); Brasão (Nino) e Souza.




Feirense surpreende e vence Bahia

Com um gol do atacante Biriguidi, o Feirense (Foto) venceu o Bahia por 1 x 0 jogando no Estádio Jóia da Princesa e consegue o seu segundo triunfo consecutivo sob o comando do técnico Zanata. A Águia subiu para 12 pontos se afastando das últimas colocações.
Com uma formação defensiva, o Feirense veio para campo determinado a colher pelo menos um empate. O Bahia começou a partida tendo a iniciativa, apresentando melhor volume de jogo, mas não traduziu este domínio em chances de gol. Com muito ímpeto, o Esquadrão foi a frente se expondo aos contra-ataques e foi justamente numa jogada destas que tomou o gol Depois de bate-rebate na entrada da área do Bahia, o meia Ueider deu passe na medida para Biriguidi. Dentro da área, o atacante recebeu a bola de frente para o goleiro Fernando e teve calma. O arqueiro tricolor tentou fechar o ângulo, mas, com um toque no contrapé, Biriguidi colocou a bola no fundo da rede e o Feirense na frente no placar.
Mesmo tomando o gol o Bahia continuou mostrando superioridade em termos de domínio de jogo, mas sem criatividade.
No segundo tempo, o técnico Alexandre Gallo alterou om time tentando dar mais velocidade, mas com a expulsão de Ávine, a situação se complicou muito. O técnico Alexandre voltou a mexer no time, colocando Jaime e Richelly nos lugares de Ricardinho e Patrício, respectivamente, mas o panorama permaneceu inalterado até o final.
O Feirense volta a campo no próximo domingo, no Estádio Antõnio Carneiro, em Alagoinhas, contra o Atlético.
Feirense x Bahia

Local – Estádio Jóia da Princesa

Horário – 20h40min.

Arbitragem – Rosalvo da Silva Mota, auxiliado por Alessandro Matos e Raimundo Carneiro Oliveira.

Gols – Biriguidi (20 min/1º tempo)– Feirense

Feirense – Marcelo Augusto; Capone, Valdo, Nildo e Gel;Dedeu, Germínio (Sandro), Ueider e Marcos Neves; Ricardinho e Biriguidi (Manoel).

Técnico – Zanata.

Bahia – Fernando; Patrício, Rogério, Nem e Rubens Cardoso; Leandro, Elton, Leo Medeiros (Avine) e Elton Luis; Beto e Reinaldo Alagoano (Heraldo).

Técnico – Alexandre Gallo.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Fluminense vence Poções e volta ao G-4 do Baianão


Tricolor feirense não jogou bem, mas voltou a vencer no estadual

Foto –Ed Santos

O capitão Tácio fez o gol que garantiu o triunfo para o Fluminense


Mesmo sem jogar um grande futebol, o Fluminense venceu o Poções por 2 x 1, no Estádio Valdomiro Borges em Jequié, pela 14ª rodada do Campeonato Baiano e com as combinações de resultados – Atlético empatando com o Ipitanga e o Vitória da Conquista perdendo para o Colo-Colo – o tricolor feirense retornou ao G-4 do estadual. O time volta a jogar contra o Colo-Colo no Jóia da Princesa, no próximo domingo.


O jogo começou com o Poções tentando estabelecer o domínio da partida, mas foi o Fluminense que chegou primeiro com perigo através de Deca: o lateral fez um cruzamento perigoso e o goleiro Everton segurou. O tricolor do sudoeste respondeu logo em seguida com um bom cruzamento feito por Buiu, a bola passou por toda a zaga e ninguém aproveitou.

A primeira grande oportunidade surgiu aos quatro minutos depois de uma boa triangulação entre Brasão, Tácio e Deca. O lateral dominou e de fora da praça chutou forte para a defesa de Everton que jogou pela linha de fundo para escanteio.

Aos poucos, o Fluminense foi se postando melhor, tocando melhor a bola e aos 10 minutos abriu o marcador com Galego, num verdadeiro golaço: depois de uma boa jogada iniciada no meio-campo, Tácio passou para o jovem volante que de fora da praça acertou um belo chute de Everton, que nada pôde fazer.

O Poções quase empata aos 16 minutos, com o atacante Ramon. O veterano Tupanzinho aproveitou uma falha de marcação e lançou Ramon, que dominou e chutou forte para uma boa defesa de Jair. Sem apresentar articulação de jogadas, o time do sudoeste partia de toda maneira, cedendo espaços para o tricolor feirense, que jogava na base da velocidade, mas sem fustigar a meta adversária, mostrando uma queda vertiginosa de produção.

Aos 32 minutos, o Fluminense vacilou e o Poções empatou com o meia Ramon. Numa cobrança de falta, Tupãzinho lançou Ramon, que dominou, sem marcação e chutou forte para vencer Jair. O time da casa cresceu na partida equilibrando as ações tornando o resultado justo pelo futebol apresentado pelos times.

Aos 41 minutos, o Flu quase marcou com o atacante Brasão. André Cabeça dominou a bola e cruzou. O recém-contratado cabeceou sozinho com o gol vazio para fora. Quatro minutos depois, o Poções quase vira o jogo numa cabeçada de Oliveira. Ramon cruzou bem e o atacante cabeceou para fora.

Com os seus concorrentes perdendo, o Fluminense voltou para o segundo tempo com uma proposta de jogo ofensiva. Mas foi o Poçôes quem começou em cima tentando o segundo gol e logo a um minuto quase marca com Jhulian, que disparou bem pela direita e chutou forte pela linha de fundo.

Somente aos sete minutos, o tricolor feirense chegou com Deca que cruzou forte e goleiro segurou. Aos 12 minutos, o Flu quase marcou em dois lances consecutivos: no primeiro Chiquinho cobrou uma falta e a bola bateu na trave e na volta André Cabeça com o gol vazio chutou para fora.

Aos 20 minutos, o tricolor feirense teve mais uma oportunidade com Brasão, numa rápida jogada dominou e chutou forte para a defesa de Everton. Um minuto depois a equipe chegou ao segundo gol com Tácio, que aproveitou uma jogada feita por André Cabeça e tocou para o fundo das redes.

Cinco minutos depois, o lateral-direito Chiquinho foi expulso após fazer uma falta dura em Ramon. Diante da situação, o técnico Nazareno Silva teve processar alterações tornando o time mais defensivo para segurar o resultado. O Poções pressionou, mas o tricolor feirense se manteve firme até o fim garantindo o importante resultado.

Com os resultados, o time voltou ao G-4 na quarta posição com 24 pontos, o Atlético é o terceiro também com 24, o Bahia é o segundo com 31 e o Vitória continua liderando a competição com 36 pontos.




Poções x Fluminense

Local – Estádio Valdomiro Borges (Jequié)

Horário – 20h30min

Gols – Galego (10 min/1º tempo); Tácio (18 min/ 2º – Fluminense; Ramon (32 min/1º tempo) – Poções.

Cartão amarelo – Marcos Santos (Poções), Renato Melo, André Cabeça (Fluminense)

Arbitragem – Gleidson Santos Oliveira, auxiliado por Ademir Moreira Nunes e Zenildo Souza Santos.

Poções – Everton; Jhulian, Nunes, Marcos Santos e Buiu; Ozeias (Davi), Bode, Ramon (Duda) e Tupãzinho; Oliveira (Aldo) e Bio.

Técnico – José Santos.

Fluminense – Jair; Chiquinho, Lima, Renato Melo e Deca; Gil, Galego (Jéferson), Tácio e André Cabeça; Brasão (Harley) e Souza (Gelvane).

Técnico – Nazareno Silva

terça-feira, 10 de março de 2009

Flu enfrenta Poções tentando voltar ao G-4



Time viajou para Jequié com vários desfalques

Foto – Ed Santos
O Fluminense na rodada passada perdeu para o Itabuna e saiu do G-4


Ocupando a quinta colocação no Campeonato Baiano, o Fluminense vai enfrentar amanhã o Poções no Estádio Valdomiro Borges, Jequié buscando voltar ao G-4. Além de enfrentar a adversidade de estar fora da “comissão de frente”, o tricolor feirense viajou para a “Cidade do Sol”, com vários desfalques e com o técnico Nazareno Silva em situação complicada, tendo o seu trabalho muito questionado, com vários rumores sobre a sua possível saída do comando técnico.

O Flu tem 21 pontos e nesse momento luta com o Atlético de Alagoinhas, que ocupa a quarta colocação com 23. O time de Alagoinhas vai a Senhor do Bonfim enfrentar o Ipitanga e busca se manter no G-4. Caso perca e o tricolor vença o Poções, a vaga volta a ser do Touro do Sertão.

A partida não deve ser nada fácil porque o time do Sudoeste está na décima posição e precisa vencer para fugir das últimas colocações. Na fase de ida, na partida realizada no Jóia da Princesa, aconteceu um empate em 2 x 2 após o Flu estar vencendo por 2 x 0 até quase o final do jogo.

Para o confronto de amanhã, o técnico Nazareno Silva não poderá contar com o meia Dudu e o atacante Nino, ambos vetados pelo Departamento Médico, já que não se recuperaram de contusões musculares. O zagueiro Tiago e o meia Lê, suspensos também seguem de fora. Outro que ainda continua sem condições de jogo é o zagueiro Zé Roberto, que ainda não se recuperou de uma contusão no tornozelo.

Em compensação o lateral-direito Chiquinho, recém-contratado, faz a sua estréia. Outro que está relacionado e pode entrar no decorrer da partida é o lateral Gelvane, que retornou ao clube depois de disputar o campeonato sergipano pelo São Cristóvão. Hoje pela manhã o time fez no CT o último treinamento e à tarde viajou para Jequié, onde enfrenta o Poções amanhã à noite.

Poções x Fluminense

Local – Estádio Valdomiro Borges (Jequié)

Arbitragem – Gleidson Santos Oliveira, auxiliado por Ademir Moreira Nunes e Zenildo Souza Santos.

Poções – Everton; Jhulian, Nunes, Marcos Santos e Willian;Alan, Da Cruz, Ozeias e Tupãzinho; Oliveira e Ramon.

Técnico – Índio.

Fluminense – Jair; Chiquinho, Lima, Renato Melo e Deca; Gil, Galego, Tácio e André Cabeça; Brasão e Souza.

Técnico – Nazareno Silva

Feirense perde seis pontos e cai para o 10º lugar no Baianão


Elsimar Pondé - Portal/FS



Em julgamento realizado nesta segunda-feira (9), a 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça (TJD) puniu o Feirense com a perda de seis pontos.

O clube de Feira de Santana foi incluso no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por ter relacionado, de forma irregular, o jogador Thiago Carneiro, para a partida contra o Ipitanga, em Senhor do Bonfim, pela 11ª rodada do Campeonato Baiano.

Além de ter perdido seis pontos, o Feirense também multado em R$ 1 mil. Mas, logo depois da decisão unânime do TJD, o presidente do clube, Dílson Carneiro Gamela, anunciou que vai recorrer da punição imposta pela 2ª Comissão Disciplinar.

Com a perda de seis pontos, a Águia do Sertão cai da 7ª para a 10ª posição com nove pontos, apenas um ponto a mais que o lanterna Camaçari.

O Feirense volta a jogar na próxima quarta-feira (11), contra o Bahia, no Jóia da Princesa, às 20h30.

ENTENDA O CASO

O jogador Thiago Dantas Carneiro, 25 anos, sequer jogou pelo Feirense. Entretanto, o nome do atleta ainda não constava do Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol, quando ele foi relacionado para o banco de reservas na partida contra o Ipitanga, realizada no dia 26 de fevereiro, no estádio Pedro Américo, em Senhor do Bonfim.

O BID é o instrumento utilizado para publicar a regularização de jogadores para disputa de competições oficiais de futebol profissional promovidas pela CBF ou por entidades filiadas. O nome de Thiago só foi inserido no Boletim no dia 27
.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Nazareno segue pretigiado no Flu


Foto/Flu de Feira
Nazareno Silva segue prestigiado no comando do Fluminense no Campeonato Baiano 2009. Mesmo depois da imprensa ter especulado a sua possível saída, notadamente após a derrota de 2 x 1 para o Itabuna, que tirou o tricolor feirense do G-4, o técnico ainda goza da confiança dos dirigentes. Hoje pela manhã aconteceu uma reunião, entre o treinador e os diretores Jodilton e Tiago Souza, onde foram colocadas algumas situações e ao final, Nazareno continuou como técnico contrariando a previsão de alguns cronistas que estavam prevendo o anúncio da sua demissão na manhã de hoje.



As especulações sob a possível demissão do treinador ganharam corpo após a derrota para o Itabuna, que deixou o Fluminense na quinta colocação com 21 pontos, contra 23 do Atlético, atual quarto colocado. Nazareno vem tendo o seu trabalho questionado principalmente pelos últimos resultados e as substituições feitas no decorrer dos jogos, que não tem agradado a ninguém. Os rumores se tornaram ainda mais fortes, quando no último domingo, o diretor Jodilton Souza se mostrou chateado com a derrota e disse que iria ter uma série conversa com o técnico para ver o que estava acontecendo.

Embora o técnico e os dirigentes não tenham revelado oficialmente o teor do encontro da manhã de hoje, sabe-se que foi novamente colocada em pauta a necessidade de contratações, como a de mais um lateral-direito, um lateral-esquerdo, um volante e um meia de ligação, posição carente na equipe desde o começo da competição.

Já na parte da tarde aconteceu a reapresentação dos jogadores visando a partida de quarta-feira contra o Poções, no Estádio Valdomiro Borges, em Jequié. Para este jogo, Nazareno Silva não poderá contar com o meia Lê e o zagueiro Tiago Souza. Ambos cumprirão suspensão automática. O meia Dudu, não participou da partida contra o Itabuna com uma contusão muscular e o seu retorno para o jogo de quarta-feira ainda não é certo.



Outro que pode ficar de fora é o atacante Nino, com uma contratura na coxa. Ele deixou o campo ainda no começo do jogo contra o Itabuna, sentindo esta contusão e passou a ser dúvida para a partida de quarta-feira. O grupo volta a treinar amanhã pela manhã, quando o técnico deve definir o time que enfrenta o Poções. Á tarde, após o almoço, o time segue viagem para Jequié, onde joga na quarta-feira à noite.

terça-feira, 3 de março de 2009

Zanata tem quatro desfalques para a sua estréia no Feirense

O técnico Zanata foi apresentado hoje ao elenco do Feirense, que iniciou as atividades visando o confronto contra o Colo-Colo, no próximo domingo em Ilhéus. Logo de cara, ele deverá ter quatro desfalques para o jogo contra o Tigre, que é considerado de seis pontos porque ambos estão em uma posição intermediária e quem perder volta a perigar na zona de rebaixamento.

Ele não poderá contar com o zagueiro Valdo, expulso no último domingo na partida contra o Ipitanga, além dos meias Germínio e Marcos Neves e o zagueiro Edi, todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Apesar da situação, Zanata procurou passar otimismo para os jogadores no seu primeiro contato. “Nós temos um grupo bom e que precisa realmente ganhar confiança. O triunfo do último domingo foi importante e esperamos começar uma seqüência de bons resultados”, disse.

O Feirense pode até perder seis pontos por conta de ter colocado o meia Rafael no banco de reservas na partida contra o Ipitanga em Senhor do Bonfim, na semana passada. O atleta não teria sido regularizado e o caso foi levado ao Tribunal de Justiça Desportiva, onde deverá ser apreciado e julgado.

O presidente do clube, Dílson Carneiro Gamela, apesar da situação demonstrou estar confiante. “Isso não nos preocupa porque temos consciência de que o atleta foi regularizado dentro do prazo. Caso o clube seja citado, nós vamos nos defender tranquilamente”, garante o dirigente.

Laterais e atacante dispensados pelo Flu







Depois de dispensar o meia Djalminha, Fluminense voltar a liberar mais três jogadores: os laterais Guarilha e Arley Conceição (foto – Ed Santos) e o atacante Amaury. Ontem aconteceu uma reunião entre a diretoria e o técnico Nazareno Silva, que não pestanejou e aprovou as liberações dos atletas. Segundo o treinador, os jogadores não tinham rendido o suficiente e por isso foram dispensados. O clube agora corre atrás de reforços para a seqüência do Campeonato Baiano 2009.

Considerada uma das melhores contratações da temporada, o atacante Amaury acabou decepcionando. No início da temporada marcou três gols, numa partida amistosa contra o São Cristóvão/SE e ficou só nisso. Teve inúmeras oportunidades durante a primeira fase do estadual, mas não se firmou como titular e vinha entre os reservas. “Foi uma aposta particular da diretoria, pelo que tinha feito no estadual do ano passado, mas a verdade é que não rendeu o que se esperava dele. Além disso é um jogador relativamente caro para ficar somente na condição de reserva”, argumentou o técnico Nazareno Silva.

Arley Conceição foi outro jogador que decepcionou. Começou como titular da lateral-direita, mas as fracas atuações o colocaram na reserva. Desde a quinta rodada o técnico vem promovendo improvisações no setor com Lê e Dudu.”Ele trabalhou comigo em Sergipe, depois em Santa Catarina, sempre com destaque, mas desta vez, não reeditou seus melhor momentos e por conta disso resolvemos libera-lo”, justifica Nazareno.

Guarilha também não conseguiu se firmar como titular na equipe. “Foi a primeira vez que trabalhamos juntos e eu sempre estava acompanhando. Ele até começou nos dando uma resposta positiva, mas o seu rendimento foi caindo e isso acabou sendo ruim para nós também”, disse o técnico.

A expectativa agora fica por conta da chegada dos reforços. O primeiro que chegou foi o atacante Brasão, que está treinando desde o final de semana. São esperados o lateral-direito Chiquinho e o meia Fausto, ex-Bahia, que já teriam acertado as bases salariais e estariam chegando a cidade para assinar contrato.

segunda-feira, 2 de março de 2009

A bola rolou em diversos certames amadores

Em Feira de Santana a bola já está rolando em pelo menos cinco campeonatos de bairros. Muitos jogos aconteceram no último domingo com destaque para a abertura do tradicional Campeonato da Rua Nova. Confira os resultados:

Pela abertura do Campeonato da Rua Nova, no Estádio Beira-Riacho Israel venceu o Mantiqueira por 2 x 0. Pela terceira rodada do Campeonato do Tomba aconteceram duas partidas: Alicerce 1 x 0 Vasco, gol marcado por Zoião e na segunda partida Unidos e Baixada empataram por 0 x 0.

No Campeonato do Milhão, na sua terceira rodada, o Galileia venceu o PGV por 2 x 1: Deco marcou os dois gols do time vencedor, enquanto Gildásio descontou para o time do PGV. O Periperi venceu o Senegal por 2 x 0, com gols de Alemão e Barriga

Pelo certame do Feira VI, na categoria veteranos, Sabiá e Pirelli empataram 2 x 2. Na versão adulta, o Real venceu o Opções por 3 x 2 e o Aloha perdeu por 1 x 0 para o Mundial Cartuchos. O campeonato do Parque Brasil teve a sua oitava rodada apresentando os seguintes resultados: Ninho Traíra e Fura Couro empataram em 3 x 3, enquanto o Internacional derrotou o São Paulo por 2 x 0.

Confirmado, Zanata começa a trabalhar no Feirense





O técnico Roberto da Silva Pinheiro, o Zanata (a direita na foto), assume hoje o comando Feirense para a seqüência do Campeonato Baiano 2009. Ele, que teve a sua contratação anunciada no último domingo, será apresentado oficialmente ao elenco amanhã, quando o grupo retoma as atividades visando o jogo contra o Colo-Colo, no próximo domingo ma cidade de Ilhéus. O técnico chega para substituir Duzinho, que permanece trabalhando no clube, agora como seu auxiliar.

Zanata mais uma vez vai pegar um time em situação adversa: o Feirense é o oitavo colocado com 12 pontos e neste momento luta para se afastar das últimas colocações do certame estadual. Em entrevista ao repórter Fernando Moreira, na resenha 970 da Rádio Sociedade, o treinador disse que não é mais novidade trabalhar nos clubes nessas situações. “Em 2007 assumi o Fluminense, que estava entre os últimos e no final quase nos classificamos entre os quatro. Depois fui para o Colo-Colo na mesma situação e ficamos em quinto no ano passado. Então ainda não tive a sorte de começar um trabalho, mas agora isso é o que menos importa, já que o Feirense está em uma situação incômoda no momento e precisa melhorar”, disse.

Muitos jogadores como Jaime, Manoel, Marcos Neves e Diogo, já trabalharam com o técnico anteriormente. “Além deles têm outros atletas que já conheço e posso garantir que temos um grupo bom de trabalho capaz de buscar uma posição muito mais lisonjeira”, afirma Zanata.

Ontem o treinador passou o dia mantendo reuniões com os dirigentes e já amanhã começa a trabalhar com o grupo. A apresentação deve acontecer no Estádio Lourdes Trindade na Fazenda do Menor.

Flu vacila e fica só no empate em Madre de Deus


Com mais uma atuação oscilante, o Fluminense (Foto - www.fludefeira.com.br) ficou no empate em 2 x 2, em partida disputada no Estádio Carmem Gandarela, na cidade de Madre de Deus, na abertura do returno do Campeonato Baiano 2009. O resultado manteve o time na quarta colocação geral com 21 pontos. Porém a sua posição voltou a ser ameaçada porque o Atlético venceu o Poções e encostou na quita posição com 20 pontos.

O Fluminense começou a partida em um ritmo alucinante procurando fechar todos os espaços possíveis ao mesmo tempo em que exercia uma forte pressão no adversário. Foram pelo menos oito finalizações sendo que algumas delas, o goleiro Tigre acabou fazendo defesas milagrosas. Os atacantes tricolores voltaram a pecar nas finalizações e o Flu perdeu a chance de definir a partida ainda no primeiro tempo.

Na segunda fase, o técnico Nazareno Silva alterou logo o ataque colocando Amaury no lugar de Nino para melhorar a conclusão, porém a modificação na prática não surtiu o efeito desejado. O time da casa abriu o placar aos cinco minutos depois de uma falha de marcação, o veterano atacante Pena aproveitou e marcou. Não demorou muito e logo na saída da bolo, depois de uma rápida jogada Lê empatou o jogo.

O Fluminense voltou a desfrutar de boas oportunidades, mas a exemplo do primeiro tempo, os atacantes voltaram a falhar nas conclusões. Depois de muito tentar veio a virada com o atacante Souza fazendo 2 x 1 aproveitando uma boa jogada feita por Dudu. Quando tudo parecia encaminhar para mais um triunfo, o Madre de Deus empatou o jogo com mais um gol de Pena, que aproveitou falha do lateral Guarilha e fez um gol de letra.

Apesar da manutenção no G-4, o presidente do Fluminense, Elmano Portugal, ao final do jogo demonstrou insatisfação e anunciou que novas contratações poderão surgir durante a semana. O time só volta a jogar no próximo domingo diante do Itabuna no Jóia da Princesa


Madre de Deus 2 X 2 Fluminense
Local – Estádio Carmem Gandarela
Horário – 16 horas
Arbitragem – Vidal Cordeiro, auxiliado por Jorge Cesar Santana e Jucimar dos Santos
Madre de Deus - Tigre; Leumir (Carlinhos), Tiago, Vitor e Xavier; Neno, Mantena(Silvio), Kleber (Cloves) e Marquinhos; pena e Belo
Técnico- Elias Borges
Fluminense – Jair; Lima ( André Cabeça),Tiago, Renato Melo e Deca ( Guarilha; Gil, Lê, Tacio e Dudu; Nino( Amaury) e Souza
Técnico – Nazareno Silva.
Gols: Pena (2)- Madre de Deus / Dudu e Souza - Fluminense

Feirense volta a vencer e Zanata agora vai comandar o time



Depois de passar sete rodadas sem saber o que é vencer, o Feirense finalmente quebrou o “jejum” e ganhou do Ipitanga por 2 x 1 jogando no Jóia da Princesa, na abertura do returno do Baianão 2009. Mesmo vencendo Duzinho perdeu o cargo de técnico para Zanata, que já esteve acompanhando o time na partida de hoje.
O jogo não foi dos melhores, com as duas equipes cometendo uma sucessão de erros principalmente na articulação de jogadas. O Feirense começou dominando, mas logo o Ipitanga equilibrou as ações inclusive demonstrando melhor toque de bola, mas isso foi insuficiente para que abrisse o marcador e o 0 x 0 da primeira etapa acabou sendo justo pelo que os dois times fizeram dentro de campo.
No segundo tempo, o Feirense voltou melhor e estabeleceu domínio do jogo a partir da expulsão do meio-campista Leo. Aos 18 minutos a Águia do Sertão abriu o marcador com Biriguidi. No entanto o Ipitanga não se acomodou e mesmo com um homem a menos foi para cima. O empate aconteceu aos 24 minutos, através de uma cobrança de pênalti convertida por Netinho. Já no final do jogo, aos 41 minutos, o Feirense chegou ao segundo gol com Ricardinho.
O triunfo colocou o Feirense na oitava posição com 12 pontos dando um novo alento para a segunda fase da competição.O Ipitanga permanece ameaçado pelo rebaixamento na 11ª colocação com apenas 9 pontos.
Antes da bola rolar surgiram rumores de que o treinador Duzinho poderia cair, o que acabou sendo confirmado ao final da partida pelo presidente Dílson Carneiro Gamela. Roberto da Silva Pinheiro, 49 anos, o Zanata, é o mais novo técnico do time gameleiro para a seqüência da competição. Ele passou pelo Fluminense em 2007, quando livrou o time do rebaixamento, depois conquistou o vice-campeonato da Taça Estado da Bahia. Treinou o Atlético de Alagoinhas e no ano passado esteve no Colo-Colo de Ilheis Zanata comandou o Ipitanga em dois jogos no Campeonato Baiano deste ano, mas apesar do aproveitamento de 50%, com uma vitória e uma derrota, o técnico foi demitido pelos dirigentes da equipe de Senhor do Bonfim.
O técnico já esteve no estádio assistindo ao jogo e deverá assumir o comando já na próxima terça-feira, quando o time se reapresenta visando o compromisso contra o Colo-Colo, no próximo domingo em Ilhéus.Duzinho permanece na comissão técnica, agora como auxiliar-técnico de Zanata.