terça-feira, 26 de maio de 2009

Feira tenta o pentacampeonato no Dia do Desafio



Foto - Divulgação
Durante todo o dia de hoje, as pessoas devem praticar qualquer atividade física durante 15 minutos.


Feira de Santana vive partir das meia-noite de hoje mais uma edição do Dia do Desafio, competição realizada em países de todo o mundo cujo objetivo é fazer com que os moradores de diversas cidades pratiquem uma atividade física ou esportiva durante 15 minutos. Feira tenta o pentacampeonato, já que desde o início da sua participação em 2005, não perdeu uma edição sequer. O adversário deste ano será a cidade mexicana de Nicolas Romero que tem uma população em torno de 306 mil habitantes.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos.Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde.
Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, qualquer tipo de atividade física.Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes.
Cada pessoa ou grupo de pessoas que participa do Dia do Desafio deve registrar sua participação. Em cada cidade os coordenadores estabelecem pontos estratégicos para captação dos registros e utilizam recursos como telefone, fax, e-mail, etc. Todo registro é importante para a computação final dos resultados. Os registros de participação devem ser aceitos até o encerramento das atividades - às 21 horas
No encerramento do Dia do Desafio, o Coordenador de cada cidade deverá informar à sua Coordenação Regional o total geral de participantes.
Pelo segundo ano consecutivo os feirenses enfrentam os mexicanos, já que no ano passado, a cidade de Toluca a concorrente e perdeu a disputa. De acordo com os registros do Sesc e da prefeitura municipal 145.070 pessoas praticaram atividades esportivas em Feira, o que corresponde a 25,36% da população. Já em Toluca, que tem uma população maior, conseguiu apenas a participação de 49.353 pessoas, o que corresponde a 6,8% do total de habitantes.
Em 2207, a adversária foi a cidade venezuelana de Santa Tereza Del Tuy e Feira conseguiu com que 124.049 habitantes praticassem atividades esportivas, contra 8.002 venezuelanos. No ano de 2006, a oponente foi a cidade colombiana Perea e a disputa foi mais apertada, mas Feira mais uma vez levou a melhor:131.660 moradores fizeram atividades físicas, contra 118.525 dos colombianos. Em 2005, 122.641 feirenses garantiram a vitória da cidade sobre a adversária mexicana General Mariano Escobedo, onde somente 5.494 pessoas participaram.


ESTRUTURA
De acordo com o diretor de esportes do município, Wilson Passos, estão sendo montados três grandes centros de atividades, um inclusive localizado no distrito de Humildes, onde além de atividades físicas, as pessoas podem praticar esportes e participar de jogos como dominó, damas, xadrez e biriba. "É uma competição lúdica, onde o grande vencedor é a população, que muitas vezes não pratica atividade física ou esportiva por falta de apoio, incentivo. Então um evento como esse pode ser o referencial para que as pessoas pratiquem esportes sempre", comenta.
A prática começou a valer desde a meia-noite e se estenderá até as 21 horas de hoje. Após a atividade, a participação poderá ser registrada pelos telefones: 3622-1550 e 3221-5079. Toda a competição será acompanhada por equipes da prefeitura e do Sesc, que ao final estarão computando os dados e os enviando para o Sesc/SP. O resultado final deverá ser divulgado ainda amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário