segunda-feira, 22 de junho de 2009
Flu dispensa laterais e zagueiro depois de amistoso
De acordo com o treinador Zanata, os atletas não corresponderam a expectativa e por isso foram liberados. “Nós precisamos de atletas que cheguem aqui e joguem. Não temos tempo disponível para fazer um trabalho mais aprofundado e por isso precisamos de atletas que tenham uma boa base. Outros três jogadores deverão dispensados até o final da semana ”, justifica.
O time jogou amistosamente no último sábado contra a seleção de Nova Soure e empatou em 0 x 0. Ontem os atletas treinaram em dois turnos no CT do Novo Horizonte e hoje foram liberados para uma folga de dois dias, em virtude das festas juninas. A reapresentação acontecerá na manhã da próxima quinta-feira, quando serão iniciados os preparativos para a partida amistosa contra o Atlético, em Alagoinhas, no próximo sábado, a última antes da estréia no nacional.
Sobre a folga, o treinador demonstrou não ter ficado muito satisfeito. “Já estava programada, mas sinceramente acho que deveríamos ficar treinando. Temos pouco tempo para trabalhar e uma folga destas na é boa. As grandes indústrias não param e por que temos que parar?”, critica.
domingo, 21 de junho de 2009
Bahia de Feira vence e garante classificação na Segundona
quarta-feira, 17 de junho de 2009
América atravessa e leva Ramirez e Rafael Granja
Um dos atletas pretendidos pelo Flu era o meia e lateral Rafael, que está indo para o América/RN
Os meias Ramirez e Rafael Granja, do Vitória, que eram tidos como reforços do Fluminense vão disputar o Campeonato Brasileiro da Série B pelo América/RN. Segundo informações de uma fonte, o clube potiguar que ocupa a 11ª colocação na classificação geral, fez uma proposta para os atletas e teria pego pelo empréstimo ao rubro-negro baiano. O valor da transação não foi divulgado.
Os dois faziam parte de um hipotético grupo de jogadores do Vitória, que seriam emprestados ao tricolor feirense para a disputa da Série D, numa parceria com o Vitória, que vinha sendo articulada nos últimos dias, mas um dos pontos que estaria emperrando o acordo foi solicitação do Touro do Sertão que queria que os salários dos jogadores continuassem sendo pagos pelo time da capital
Além deles circulavam informações de que o lateral direito Leumir e os atacantes Robert e Neto Berola também poderiam vir para Feira de Santana. Mas pelo visto 90% dos pretendidos não virá: Ramirez e Granja estão sendo negociados por empréstimo, enquanto Berola e Robert seguem fazendo parte do elenco treinado por Paulo Cesar Carpegiani. Por enquanto só Leomir não teve a vinda descartada.
Eder Caetité é o mais novo contratado do Flu
O atacante Eder Caettité, que esteve defendendo o Madre de Deus no certame estadual, é o mais novo contratado do Fluminense. Ele já se apresentou hoje fez exames médicos e está incorporado ao elenco que disputará o Campeonato Brasileiro da Série D.
O atleta de 22 anos, apesar de ser baiano, teve início nas categorias de base do Osasco/SP, em 2005. A profissionalização veio um ano depois, em 2006, quando disputou a 2ª divisão estadual pelo Guanambi. No ano seguinte, o treinador Elias Borges o levou para o Vitória da Conquista onde permaneceu por dois anos. Em 2008, mesmo não sendo titular, teve importante participação na boa campanha do time conquistense marcando gols importantes.
Teve uma passagem pelo Atlético de Alagoinhas, onde disputou o Campeonato Brasileiro da Série C e este ano retornou a Vitória da Conquista. Como não teve oportunidades no time titular, transferiu-se para o Madre de Deus, onde em nove partidas marcou sete gols.
Com um estilo velocista, Caetité pode ser o atleta que Zanata procura para dar o ponto de equilíbrio ao ataque tricolor. De acordo com o treinador, o clube tem atacantes que jogam enfiados na área e precisava de homens que explorassem principalmente os flancos do gramado. “Estou feliz por estar aqui e espero ajudar muito o Fluminense na Série D. Vai ser um certame difícil, mas acredito que o clube está no caminho certo para montar um grupo forte capaz de fazer uma boa campanha”, comentou o atleta.
terça-feira, 16 de junho de 2009
Nino pode ficar até um ano longe dos gramados
O atacante Nino foi notificado esta semana e tem cinco dias para apresentar a defesa
O atacante do Fluminense Nivaldo Araújo Carneiro Filho, o Nino, pode pegar uma pesada puniçào nos próximos dias. Ele está de maneira preventiva fora da estréia da equipe no Campeonato Brasileiro da Série D. O atleta foi suspenso por 30 dias sob a acusação de utilizar substância proibida pelo controle de dopagem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nino foi flagrado no exame antidoping na partida de ida entre Fluminense e Bahia, pelas semifinais do Campeonato Baiano deste ano, realizada no dia 19 de abril, em Feira de Santana. Houve a denúncia e o jogador está suspenso até acontecer o julgamento, que ainda está sem data definida. O clube pode ser punido com uma multa de até R$ 500 mil, caso seja comprovada conivência com a situação. Caso seja condenado, Nino pode ficar até um ano afastado dos gramados.
O atacante Nino, na partida contra o Bahia, no dia 19 de abril pela semifinal do estadual foi sorteado e submetido ao exame, após o jogo. O exame foi encaminhado para o Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A substância encontrada na urina de Nino foi nandrolona (mais conhecida como Deca), um tipo de anabolizante. Diante do resultado foi aberto um processo e o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Dr. Ruy João Ribeiro, afastou o atleta provisoriamente por 30 dias.
Em Salvador, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues informou que apesar do Fluminense ter sido notificado desde o dia 21 de maio, o clube não quis fazer a contraprova.Na última segunda-feira, tanto Nino, quanto o Fluminense foram informados que devem apresentar defesa em até cinco dias. Caso o atacante seja considerando culpado, ele pode pegar uma pena que vai de 120 a 360 dias. Se for comprovado que o Fluminense de Feira tem envolvimento com o caso, o clube pode ser multado em até R$ 500 mil. Vale ressaltar que o julgamento será em Salvador, mas ainda não teve a data definida.
Ontem, o presidente do Fluminense, Everton Cerqueira disse que o clube já está providenciando a defesa. Alegou também que Nino utilizou um remédio prescrito por uma médica particular. "Nós não sabíamos o que tinha acontecido, mas agora não muito o que fazer, a não ser realmente providenciar a defesa para que o clube não venha a sofre mais este golpe. Tudo que ficamos sabendo é que a médica teria receitado um fortificante para as pernas e nada mais", afirma.
Quanto ao fato de não apresentar a contraprova, Cerqueira disse que poderia gerar uma situação ainda pior. "Nós ao tomarmos conhecimento da situação conversamos com ele que confirmou ter tomado o remédio. Diante disso se a contraprova fosse apresentada poderia gerar uma punição ainda mais dura porque não há como contestar o resultado de um laudo emitido pelo laboratório da CBF", justifica
Apesar da pendência, NIno vai ficar no clube
Presidente Everton Cerqueira: "o jogador fez uma consulta particular"
O atacante Nino teve seu vínculo encerrado com o Fluminense no último dia 5 de junho. Ele foi um dos poucos que permaneceu para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D, mas está sem treinar desde o final de semana. O jogador foi procurado pela imprensa no dia de ontem, mas não quis falar sobre o assunto.
Narcísio será o "camisa 10" do Flu na Série D
Foto
O meia Narcísio que apareceu na Bahia jogando pelo Ipitanga era um velho sonho tricolor
O Fluminense já tem o seu "cabeça pensante" para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D: Narcísio, um jogador conhecido de todos, com grande passagem pelo Ipitanga e Vitória da Conquista, cuja contratação era um velho sonho dos tricolores. O atleta já se apresentou e está treinando junto com os demais atletas, na seqüência da pré-temporada do certame nacional. O atleta de 28 anos é natural do Ceará e começou a carreira jogando futebol local onde passou pelas equipes do Itapajé, Guarany e Ferroviário. Em 2005 veio para o futebol baiano onde fez grande sucesso no Ipitanga, atuando ao lado jogadores como Garrinchinha, Bida e Diogo. No ano seguinte teve seus direitos federativos comprados pelo Vitória, onde disputou o Campeonato Baiano e o Brasileiro da Série C. Sem muitas oportunidades no rubro-negro, em 2007 teve rápida passagem pelo Treze/PB e depois retornou a Bahia onde jogou pelo Atlético de Alagoinhas.No ano passado foi contratado pelo Vitória da Conquista, onde teve atuação destacada na boa campanha da equipe no certame estadual. Este ano, quase vinha para o tricolor feirense, mas permaneceu em Conquista, por onde jogou mais um estadualO atleta, que teve seu vínculo contratual com o Vitória, chegou na tarde de segunda-feira e já começou os trabalhos no Fluminense visando entrar em forma o mais rápido possível. "Estou feliz por estar aqui porque o Fluminense é um clube de tradição e sempre tive vontade de jogar aqui. Isso quase aconteceu no começo do ano, cheguei a assinar um pré-contrato, mas como o Vitória era dono dos meus direitos federativos, tive que permanecer em Conquista por conta da amizade entre os dirigentes do Vitória e do time de lá. Agora estou aqui e espero fazer um bom trabalho na Série D", afirma.
Fluminense contrata e dispensa atletas
O meia Ramirez, do Vitória deve ser um dos refiorços
O Fluminense continua arrumando o time para a disputa do certame estadual, contratando e dispensando jogadores. Do elenco que começou a pré-temporada, sete atletas deixaram o clube enquanto outros quatro chegaram.Foram dispensados Juninho, Fio, Ananias, Tiago Silva, Due, Van, Fernando e Romarinho. Estavam com apresentação prevista para a tarde de hoje: o volante Ramires, o lateral Leomir , ambos do Vitória; o meia Deoni, que vem do Palmeiras B/SP e o atacante Eder Caetité, que jogou pelo Madre de Deus o último certame estadual. A reportagem esteve no CT, mas até o fechamento da edição, os jogadores ainda não tinham se apresentado, o que deve acontecer durante o dia de hoje. Do grupo que está treinando já assinaram contrato com o Touro do Sertão: Jailson, Ueider e Wencley, meias; os zagueiros Silvio e Rodrigo; o goleiro Gil e o atacante Rodrigo Dony. O tricolor feirense já completou a sua série de amistosos, antes da estréia na Série D, no dia 5 de julho diante do Macaé/RJ. Quinta, às 20 horas, o time enfrenta o Atlético de Alagoinhas no Jóia da Princesa; no sábado vai até a cidade de Nova Soure enfrentar a seleção local e no dia 28 de junho vai a Alagoinhas, onde enfrenta o Atlético novamente. Vale lembrar que o time atleticano faz parte do grupo A-5 na Série D, o mesmo do tricolor feirense. Vale lembrar que os dois times se enfrentam pelo certame nacional no dia 12 de julho no Jóia da Princesa.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Astro perde e dá adeus a Segundona estadual
Foto - Granadeiros
O Guanambi jogando no 2 de julho venceu e manteve a liderança
Jogando no Estádio 2 de Julho, o Guanambi venceu o Astro por 2 x 0 e manteve a liderança do grupo 2 da competição com nove pontos ganhos. A torcida lotou o estádio e apoiou o time do Guanambi. A equipe da casa teve uma boa atuação no primeiro tempo da partida e com muitas oportunidades desperdiçadas e o placar ficou em 0 x 0.
No segundo tempo o time voltou consciente que a vitória era o resultado que lhe interessava e passou a atacar mais e a criar mais chances de gols, até que aos vinte e nove minutos abriu o placar com Renato e aos quarenta ampliou a vantagem, dessa vez com gol marcado por Jota.
Com a vitória a equipe do Guanambi, continua no primeiro lugar do grupo somando assim nove pontos ganhos na competição, precisando apenas de um empate para passar para a semifinal do campeonato.
Guanambi 2 x 0 Astro
Local – Estádio 2 de Julho (Guanambi)
Horário – 16 horas.
Arbitragem - Johnn Herbert Alves Bispo, auxiliado por Juraneis Souza Meira e Jonathan Chaves Machado.
Cartões amarelos – Astro – Mazinho, Wedson, Willian, Dói, Leomar e Júnior Lopes. Guanambi – Jota e Jorginho.
Cartões Vermelhos – Leomar e Dói (Astro)
Gols – Renato – 29 minutos/ 2º tempo e Jota – 41 minutos/2º tempo – Guanambi
Guanambi – Ivan; Ale, Valdo, Lúcio e Jorginho; Erick (Carlão), Wille, Jota e Mica; Marcos Chaves e Marcel (Renato).
Técnico – Merrinho.
Astro – Mazinho; Flávio (Elenison), Wedson, Dói e Jackson; Júnior Lopes, Ivanilson, Leomar, Roque (Gil) e Oziel; Willian (Tatu) e Robson.
Técnico – Leobaldo Pereira
Bahia vence Serrano e fica perto da classificação
O Bahia de Feira não jogou bem, mas venceu o Serrano por 1 x 0, no último domingo no Jóia da Princesa, e praticamente carimbou a classificação a semifinal. Já o Astro perdeu novamente para o Guanambi jogando fora de casa e não tem mais nenhuma chance matemática de prosseguir na competição.
O Bahia de Feira não jogou bem, mas venceu o Serrano por 1 x 0 jogando no Estádio Jóia da Princesa. O foi assinalado no primeiro tempo aos 20 minutos: o tento foi assinalado pelo zagueiro Leo Andrade contra. Mesmo o time conquistense pressionando, não conseguiu vencer a defesa do "Tremendão" que segurou o resultado até o final.
O triunfo não alterou a classificação do Bahia, que permanece na vice-liderança com oito pontos ganhos, um a menos que o líder Guanambi.
O "Tremendão" enfrenta o Astro no próximo domingo e pode garantir a classificação até mesmo com uma derrota. Para que isso aconteça, o Guanambi precisa vencer o Serrano, em Vitória da Conquista. A equipe conquistense, caso ocorra esta combinação, só chegará a sete pontos se vencer seu jogo na última rodada.
O Bahia de Feira venceu com: Jair; Alex Santos, Osmar, Tiago e Deca; Baiano, Willames, Dudu (Kekel) e André Cabeça; Ednei (Pedrinho) e Diogo (Kaká). O Serrano perdeu com: Marcelo Augusto; Márcio Chokito, Leo Andrade, Edson e Rogério (Duda); Júnior Gaúcho, Nenenzinho (Diego), Patrick e Willian; Aldo e Marquez (Murilo).
Apitou o jogo, Diego Pombo Lopez, auxiliado por Marcos Alessandro Batista Alves e Cláudio Santos Oliveira. No Bahia de Feira, Deca foi expulso e Pedrinho recebeu cartão amarelo. No Serrano foram advertidos: Leo Andrade, Willian, Nenenzinho e Aldo.
sexta-feira, 12 de junho de 2009
Para Behar, renovação do Vôlei de Praia feminino é preocupante
Considerada como uma das mais importantes atletas do Vôlei de Praia do Brasil. Adriana Behar esteve na última quarta-feira em Feira de Santana, onde participou de partidas de exibição e contou um pouco sobre as experiências de uma carreira vitoriosa marcada por muitos títulos. Ela atualmente desenvolve um projeto para a revelação de novos talentos, mas ressalta que a situação do esporte, a nível de renovação, é preocupante.
Por conta de algumas contusões, Adriana Behar encerrou a carreira como atleta de Vôlei de Praia no ano passado e desde então passou a se dedicar a projetos de cunho social, ligados ao esporte. “A minha vida foi dentro das quadras e jamais poderia ficar de fora quando parasse de jogar. A forma que encontrei para continuar inserida foi esta: trabalhar para revelar novos talentos e através do meu testemunho mostrar as pessoas a importância que o esporte tem em todos os sentidos da nossa vida”, declara a ex-atleta de 40 anos.
Adriana Behar desenvolve um projeto no Rio de Janeiro, onde trabalha para descobrir novos talentos e também está engajada no projeto “Embaixadores do Esporte” promovido pelo Banco do Brasil. “Atualmente a situação das nossas crianças e jovens tem sido alvo de muita preocupação porque as drogas e a marginalidade imperam no Brasil e a forma que realmente temos de modificar esta realidade é trabalhando as sua mentes através da educação e do esporte. Nesse sentido o projeto do banco é importante por que temos a oportunidade de levar esta mensagem para todo o país, o que nos deixa muito felizes porque estamos contribuindo para a construção de uma sociedade melhor”, comenta.
A ex-atleta acredita que o país é muito rico em potencial de atletas, mas no caso especifico do Vôlei de Praia feminino, não esconde a sua preocupação. “Ainda existe muita discriminação das pessoas em relação as mulheres que praticam o esporte e isso acaba sendo uma barreira para que a gente tenha uma renovação. É só observar que a maioria das grandes atletas estão na casa dos 30 anos justamente por isso. Então nosso projeto também tem este objetivo de quebrar barreiras e mostrar que o esporte é essencial na vida das pessoas para tudo: para um dia melhor, para melhorar as relações pessoais e no trabalho, tudo enfim”, comenta.
HISTÓRIA
Adriana Brandão Behar nasceu no Rio de Janeiro em 1969 e iniciou a sua carreira no Vôlei de quadra. Em 1995 trocou as quadras pela praia onde formou uma parceria de 12 anos com a cearense Shelda, onde juntas conquistaram diversos títulos: a medalha de para nas Olimpíadas de Sydeney em 2000 e em Atenas em 2004. Campeonato Mundial: 1999 (na França) e 2001 (na Áustria). Circuito Mundial: 1997, 1998, 1999, 2000, 2001 e 2004. Circuito Brasileiro: 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004. Medalha de Ouro nos Goodwill Games de 98, em Nova Iorque Medalha de Ouro nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg 1999.No ano passado encerrou a carreira com bela homenagem no Torneio Rainha da Praia, em Ipanema, Rio de Janeiro.
Bahia tenta recuperar liderança diante do Serrano
O time tem cinco pontos e ocupa a segunda colocação do grupo 2. Caso vença, dependendo de um triunfo do Astro, pode até retomar a liderança, mas se perder cai para a terceira posição uma vez que o Serrando tem quatro pontos e ocupa este posto no momento.
Para a partida de hoje, o treinador Nazareno Silva tem uma dúvida: o atacante Ednei está sentido dores no joelho direito e pode ficar de fora. Caso isso aconteça, o mais provável substituto é o meia-atacante Silvestre, para formar dupla com Diogo.
Bahia de Feira x Serrano
Local - Estádio Alberto Oliveira (Jóia da Princesa)
Horário - 16 horas.
Arbitragem - Diego Pombo Lopez
Bahia de Feira - Jair; Alex Santos, Osmar, Thiago Souza e Deca; Baiano, Dudu, Willames e André Cabeça; Diogo e Ednei (Silvestre)
Técnico - Nazareno Silva.
Serrano - Marcelo; Marcio Chokito, Leo Andrade, Edson e Rogério; Gaúcho, Nenenzinho, Patrick e Ramon; Luis Marques (Rodrigo) e Aldo
Técnico - Kel.
Astro joga cartada decisiva em Guanambi
Com apenas um ponto na classificação geral – fruto de um empate e três derrotas – o Astro joga domingo diante do Guanambi fora de casai, as suas últimas esperanças de uma classificação para a fase semifinal do Campeonato Baiano da 2ª divisão. Se vencer ainda alimentará chances matemáticas nas duas rodadas finais, mas se perder cumprirá apenas tabela no restante da competição.
Sem maiores pretensões, o time dos Eucaliptos estreou tomando 3 x 1 diante do Serrano, empatou em 0 x 0 com o Bahia de Feira e no último domingo tomou 2 x 0 do Guanambi jogando no Jóia da Princesa. Hoje, depois de enfrentar uma viagem de aproximadamente 700 quilômetros, o Astro encara o Guanambi, na partida de volta no Estádio 2 de Julho, com a obrigação de vencer para manter as suas remotas chances de classificação.
A partida vai ser complicada porque a equipe da casa depois de um começo ruim se recuperou e lidera o grupo 2 da Segundona com 6 pontos. Se vencer pode se isolar ainda mais na liderança e com um empate no jogo entre Bahia de Feira e Serrano fica com boas possibilidades de terminar a fase na primeira colocação da chave, garantindo vantagens na fase semifinal.
O Astro hoje não conta com experiente meia Germínio, que foi expulso no confronto passado, mas em compensação pode estrear o lateral-esquerdo Robson. Desta maneira Jackson que vinha ocupando o setor pode ser deslocado para o meio campo preenchendo a vaga de Germínio.
Guanambi x Astro
Local – Estádio Municipal 2 de Julho (Guanambi)
Horário – 16 horas.
Arbitragem – Johnn Herbert Alves Bispo, auxiliado por Juraneis Souza Meira e Jonathan Chaves Machado.
Guanambi – Van; Ale, Valdo, Lúcio e Jorginho; Vinícius, Wille, Erick e Mica; Marcos Chaves e Marcel.
Técnico – Merrinho.
Astro - Mazinho; Elenilson, Wellington, Leomar e Robson (Jackson); Junior Lopes, Jackson (Danilo), Willians e Elton; Oziel e Jadson.
Técnico - Alcyr Silva.
Com atletas do Vitória, Flu fecha elenco para a Série D
O atacante Neto Berola, que brilhou no Itabuna no Baiano, pode ser um dos reforços do Touro na Série D
O Fluminense segue armando o seu elenco visando a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D, que começa no próximo dia 5 de julho. A expectativa é de que com a chegada de cinco jogadores que vem do Vitória, o grupo seja fechado até o começo da semana. De acordo com o treinador Zanata, com estes atletas, o tricolor feirense pode fazer uma boa campanha e ficar com uma das vagas para a Série C do ano que vem.
Os entendimentos entre Fluminense e Vitória foram iniciados há quase duas semanas, por intermédio do deputado federal Sérgio Carneiro (PT), que é amigo do presidente rubro-negro Alexi Portela Filho. Já aconteceram duas reuniões entre os dirigentes e o treinador Zanata esteve no começo da semana na Toca do Leão, onde observou alguns atletas.
Ficou certo que cinco jogadores do rubro-negro virão para o Fluminense, faltando apenas definir uma pendência: os dirigentes tricolores querem que o Vitória continue arcando com os salários, enquanto o Fluminense bancaria as despesas de moradia e alimentação. Segundo o presidente do Conselho Deliberativo, José Francisco Pinto, está tudo encaminhado. São atletas que não fazem parte do elenco principal e estão em disponibilidade para negociações . "O presidente do Vitória só nos pediu um prazo para conversar com o seu treinador para ver se ele realmente não utilizará estes atletas no nacional. Os nomes já foram definidos, faltando apenas esta liberação do Paulo César Carpegiani", afirma.
Os nomes ainda estão sendo mantidos em sigilo, mas especula-se nos bastidores do esporte que os atletas são: o lateral direito Leumir, o volante Ramires, o meia e lateral Rafael Granja e os atacantes Robert e Neto Berola. Leomir foi revelado na base do Leão e esteve defendendo o Madre de Deus no estadual 2009; Ramires teve poucas chances no estadual e não está sendo aproveitado no Brasileiro.
AVALIAÇÃO
Para o técnico Zanata, com a chegada destes reforços, o grupo fica fechado para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. "São atletas de qualidade técnica diferenciada e com certeza, para o que estamos imaginando se encaixariam perfeitamente, principalmente porque querem mostrar serviço", comenta.
O treinador acredita que com estes reforços poderá fazer uma boa campanha na Série D. "Pelo que tenho observado a Série D é uma competição que tem dificuldades, mas se tivermos um time bom, podemos almejar uma das vagas para a Série C em 2010. Os atletas que temos são de boa qualidade e com a chegada de mais estes reforços, com certeza teremos uma equipe muito forte", comenta.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Atletas da "geração de ouro" do vôlei jogam hoje, em Feira.
Foto - Divulgação
Carlão, Maurício Lima, Paulão, Marcelo Negrão e Adriana Behar, em Feira
"Marcelo Negrão, levantou para Giovani, Taaaaande é ponto do Brasil". Durante muito tempo, os principais locutores esportivos de TV repetiram esta sequência de jogadas que fez com que o voleibol se popularizasse de vez no Brasil na década de 90. Uma geração de grandes atletas se formava e em pouco tempo conquistava a histórica medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, na Espanha, em 1992, fazendo com que no Brasil o esporte se transformasse em uma "febre" entre as pessoas, principalmente as crianças e adolescentes.
Hoje, alguns desses craques que marcaram época estarão em Feira, onde visitarão escolas, e hospitais e ainda farão uma partida de exibição para o público matar saudades das grandes jogadas imortalizadas na mente dos brasileiros.
Os jogadores medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona/92, Carlão, Maurício Lima e Paulão, e a medalha de prata em Sidney (2000) e Atenas (2004), Adriana Behar, a convite do Banco do Brasil, estarão na cidade participando de palestras e ainda participarão de partidas de exibição para o público no ginásio de esportes do Complexo Esportivo Oyama Pinto, a partir das 11 horas.
Eles fazem parte de um projeto denominado Embaixadores do Esporte, patrocinado pelo Banco do Brasil, cuja finalidade é divulgar cada vez mais a importância do esporte para a sociedade. A instituição, sabendo a importância de algumas personalidades do esporte, não só pela fama que essas pessoas possuem, mas, principalmente, pela credibilidade que têm perante o público e pela disposição para trabalhar em prol da sociedade, criou (em 2003) o projeto Embaixadores. Os Embaixadores do Esporte atuam em ações como: visitas a empresas clientes e autoridades, seguidas de coletivas de imprensa e sessão de fotos e autógrafos; palestras para o público externo e interno; jogos de exibição e visitas à entidades parceiras.
Os campeões olímpicos começam o dia de atividades às 8 horas, na Escola Municipal Comendador Jonathas de Carvalho, no bairro Conceição I, onde falarão sobre as suas experiências pessoais e profissionais, e a importância do esporte na formação do cidadão.
Após a palestra, às 10 horas, eles entrarão em quadra no ginásio de esportes do Complexo Oyama Pinto, no bairro Campo Limpo, para um jogo exibição contra a Seleção local. Para os torcedores que quiserem assistir a partida, é necessário trocar 1kg de alimento não-perecível por um ingresso no local do jogo. Estes alimentos serão doados para entidades filantrópicas da região.
Na parte da tarde, às 14 horas, os Embaixadores estarão no Museu Parque do Saber, no bairro São João, para tirar fotos e distribuir autógrafos aos amantes do vôlei. Às 15h30min, visitarão o Hospital da Criança, localizado no bairro Jardim Cruzeiro, que trata cerca de 40 crianças enfermas. Eles conhecerão as dependências do hospital e, no final, farão um “lanche da tarde” com a criançada.
LEMBRANÇA
A conquista do tão almejado ouro olímpico foi no ano 1992, nos jogos de Barcelona. Desde 1984, o Brasil vinha perseguindo o título, que foi conquistado em território espanhol. O esporte ganhou espaço depois da conquista e daquele grupo comandado por José Roberto Guimarães, o único que continua em atividade é Marcelo Negrão: o caçula em Barcelona, com 19 anos está no vôlei de praia,mas disputa apenas as etapas do Brasil.
Na final, naquele 9 de agosto de 1992, a seleção brasileira venceu a Holanda por 3 a 0 (15/12, 15/8 e 15/5). Invicto e com apenas três sets perdidos, o time brasileiro mostrou superioridade incontestável. O grupo tinha Maurício, Carlão, Marcelo Negrão, Giovane, Paulão, Jorge Édson, Amauri, Janelson, Talmo, Tande, Pampa e Douglas. O técnico era José Roberto Guimarães, que atualmente comanda a seleção feminina de vôlei.
A equipe medalha de ouro, com média de idade de 24 anos, começou a ser preparada em 89, para vencer em Atlanta/96. Mas venceu quatro anos antes e deu início ao processo de consolidação do vôlei. Maurício e Giovane ainda participaram da seleção de Bernardinho que foi bicampeã mundial (2002 e 2006) e campeã olímpica mais uma vez, em Atenas, em 2004.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Casa Avante e Feira Info lideram Copa de Basquete
As equipes da Casa Avante e Feira Info despontam até o momento como as principais equipes da 4a Copa Feirense de Basquete, cuja a segunda rodada aconteceu no último final de semana no Ginásio de Esportes Joselito Amorim. A Feira Info perdeu, mas manteve a liderança na chave A, enquanto que a Casa Avante venceu mais uma e segue liderando o grupo B com cem por cento de aproveitamento.
A rodada começou na sexta-feira, com a realização de duas partidas:Unisa/Sonics venceu a equipe do Rei da Construção por 53 x 41, enquanto Serrinha venceu a Feira Info por 75 x 57. No domingo aconteceram mais três jogos: Casa Avante 79 x 43 Madre de Deus; Adec/Coité 63 x 55 LBA/Cruz das Almas e Cachoeira venceu Sacolada Dunk por 60 x 44.
Depois dos resultados a classificação ficou da seguinte maneira: na chave A, Feira Info lidera com 3,5 pontos; Beckamann vem na segunda colocação com 2,5 pontos, enquanto que Serrinha e Adec/Coité dividem a terceira colocação também com 2, 5 pontos cada.
Na chave B, a Casa Avante lidera com 5 pontos, Unisa/Sonics vem na segunda posição também com 5 pontos; na terceira colocação está Madre de Deus com 3, 5 pontos e Cachoeira apareça na quarta colocação com dois pontos.
Os principais cestinhas da competição são: Gustavo Nunes (Feira Info), com 44 pontos; seguido por Aníbal (Casa Avante), com 36 pontos; na terceira posição vem André Cruz (Unisa/Sonics), com 30 pontos e na quarta colocação está Adson (Casa Avante) com 29 pontos. A terceira rodada acontece no próximo final de semana: na sexta-feira dois jogos: Serrinha x Juvenil, às 19 horas, e às 20h39min jogam Rei da Construção x Feira VI.
Zagueiro desfalca Fluminense na estréia da Série D
O zagueiro Lima fraturou o pé durante um treinamento na última sexta-feira
O Fluminense já sofreu a sua primeira baixa para a estréia do Campeonato Brasileiro da Série D. O zagueiro Lima, um dos mais experientes do grupo acabou sofrendo uma fratura no pé direito e deve ficar afastado das atividades por aproximadamente 40 dias. A previsão de retorno do jogador é no dia 12 de julho, quando o Fluminense faz a sua estréia em casa, no nacional, diante do Atlético de Alagoinhas
O zagueiro participava de uma atividade no campo 2 do Centro de Treinamentos do bairro Novo Horizonte. Ele pisou em falso num buraco do gramado e acabou fraturando o quinto meta-tarso do pé direito. De acordo com o médico do clube, Richard Moreira, o tempo de recuperação será de aproximadamente quatro semanas. “Este tempo consiste na imobilização do local e depois a fisioterapia para que possa enfim estar liberado para treinamentos físicos e com bola. A nossa estimativa é que já na segunda rodada da Série D, ele esteja à disposição do técnico”, explica.
Para o treinador Zanata foi uma verdadeira “ducha de água fria” nas suas pretensões de montar a equipe. “A zaga, que estava pensando em forma era com ele e o Sílvio, mas agora vou ter que rever isso. Uma pena, que aconteceu, mas faz parte do futebol”, disse.
Nem o técnico, nem os dirigentes confirmaram se o clube pretende contratar outro atleta. Para o setor o clube conta com Sílvio, Rodrigo, Antônio Carlos, Elton que está em fase de avaliação e Tião, que já defendeu o clube em outras temporadas e recentemente esteve no Atlético de Alagoinhas.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Flu acelera treinos visando a estréia na Série D
Foto - Jucilene Martins
Os atletas do Flu passaram toda a semana trabalhando a parte física
Depois de uma semana de atividade física intensa, elenco do Fluminense que se prepara para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D, já na próxima segunda-feira deve iniciar os treinamentos com bola para que o técnico Zanata consiga o mais rápido possível a forma tática ao time que estréia na competição nacional no dia 5 de julho contra o Macaé no Rio de Janeiro.
Com pouco tempo para trabalhar física e tecnicamente, o jeito encontrado pela comissão técnica e unir as duas atividades para que o tricolor feirense entre pelo menos numa condição razoável na Série D. "O tempo não é o ideal para fazer um trabalho mais profundo, porém alguns atletas não perderam muito da forma até porque estavam jogando há poucos dias. Isso acaba ajudando no trabalho", avalia o preparador-físico André Santos.
As atividades paralelas já estavam previstas no planejamento do treinador Zanata para este intervalo entre uma competição e outra. "Temos pouco mais de 30 dias pela frente para montar e arrumar a nossa equipe: um período que não é o ideal, mas é o que temos para trabalhar e por isso temos que fazer atividades paralelas para que o grupo esteja correspondendo ao que queremos brevemente. Pode ficar um pouco puxado, mas é o sacrifício que temos que fazer para representar bem a nossa cidade", argumenta.
Quanto a amistosos, o treinador pretende que o time faça até quatro partidas antes da estréia na Série D e a primeira pode acontecer na cidade de Santo Estevão contra a seleção local, na próxima quarta-feira. "Nós temos esta necessidade, já colocamos isso para os dirigentes e pretendemos jogar contra times profissionais porque são testes mais difíceis e podemos realmente ter uma noção do que pode acontcer, em que posições precisamos melhorar e se o esquema de jogo é o ideal", explica.
Quanto a contratações, o reforço mais recente é o lateral-esquerdo Digão, que veio do Paraná e vai disputar com Gelvane a posição. Os dirigentes ainda correm atrás de mais um lateral-direito e possivelmente um zagueiro. Por sinal, o beque já esta contactado, mas o contrato ainda não foi assinado e por conta disso, os dirigentes preferem não revelar seu nome. A chegada deste jogador está prevista para a próxima segunda-feira.
terça-feira, 2 de junho de 2009
Mais quatro reforços se apresentam ao Fluminense
O zxagueiro Lima permanece no Fluminense para a disputa da Série D
Mais jogadores se apresentaram ontem ao Fluminense, que está se preparando para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Ontem, se apresentaram o zagueiro Lima, que esteve no tricolor feirense na disputa do certame estadual; o meia-atacante Wencley, que defendeu o Itabuna, além do meia Ueider e do atacante Jamaica, que jogaram no Feirense. A expectativa é que hoje o zagueiro Sílvio, que jogou pelo Vitória da Conquista, chegue à cidade e se integre de imediato ao elenco tricolor.
De acordo com o técnico Zanata, até o final da semana o elenco deverá estar fechado para o começo da Série D. “A nossa idéia é essa porque o tempo é curto e quanto antes melhor ter todo o grupo à disposição para trabalhar a parte física e a parte técnica. É um certame difícil pela sua duração, ou seja, se não obtivermos os resultados positivos a classificação fica muito complicada”, comenta Zanata.
O dia de ontem foi de atividades físicas sob o comando do preparador-físico André Luiz e até o final da semana os atletas podem iniciar as atividades com bola. Pelo planejamento do treinador, o Fluminense deve fazer três ou quatro amistosos antes da estreia na Série D.
Edinho vai comandar Feira no Intermunicipal
Edinho: "Vamos apostar na revelação dos jovens valores para a competição"
O ex-jogador Joselias Conceição, o Edinho Jacaré, 52 anos, foi confirmado como técnico da seleção de Feira de Santana para a disputa do Campeonato Intermunicipal 2009. Ele volta a comandar a equipe, após 16 anos e chega com a proposta de revelar jogadores para serem aproveitados pelas equipes feirenses, principalmente o Fluminense.
A direção da Liga Feirense de Desportos (LFD) até pensou em desistir de participar da competição por falta de condições financeiras. No ano passado, o time foi treinado por Geraldo Maradona, mas com dificuldades, inclusive para realizar treinamentos, sequer passou da primeira fase. "Não iríamos para a disputa, mas o diretor de esportes do município, Wilson Passos, e o prefeito Tarcízio Pimenta nos demoveram da idéia e prometeram nos auxiliar no que fosse possível, além do apoio financeiro que recebemos anualmente. Por isso vamos para a disputa", disse o presidente da LFD, Iramar Lima.
Com isso, os dirigentes estão apostando que Edinho possa fazer um trabalho de base, revelando novos jogadores para os clubes da cidade, principalmente o Fluminense. "Nós estamos abertos aos outros, mas os dirigentes do tricolor feirense nos receberam de braços abertos e a nossa intenção é justamente aproveitar atletas da base do clube que vai se preparar para disputar a Copa São Paulo do ano que vem", explica Iramar Lima.
Edinho, já esteve à frente da seleção feirense em 1993, quando fez uma boa campanha com a equipe ficando entre as oito melhores da competição. Depois teve oportunidade de trabalhar no Fluminense e recentemente estava nas divisões de base do Astro. "É um trabalho que gosto de fazer e tenho certeza que vamos atingir os objetivos de representar bem a cidade e principalmente revelar talentos. Nós já estamos fazendo pesquisas observações nos campeonatos de bairros, além de buscar na base do Fluminense jogadores para complementar o plantel", explica.
Os trabalhos, com parte do grupo foram iniciados na tarde de ontem na Vila Olímpica dos Amadores Edval Souza. "Não podemos perder tempo até porque a competição já começa no final do outro mês e precisamos acelerar as atividades, paralelo a formação do grupo. A grande motivação dos jogadores, principalmente os jovens, é a possibilidade de disputar a Copa São Paulo pelo Fluminense", informa.
A expectativa é que Feira possa mandar seus jogos na Vila Olímpica, Edval Souza, que deverá ser reinaugurada nos próximos dias. "A praça está quase pronta faltando apenas alguns ajustes no gramado e assim que estiver tudo bem, vamos chamar os órgãos competentes para vistoriarem o equipamento e emitam laudos liberando para competições. Desta maneira Feira vai ter o seu 'alçapão', que numa disputa destas conta muito", afirma Iramar Lima.
Bahia conta com reforços já diante do Serrano
Técnico Nazareno Silva: “uma tranquilidade a mais”
O Bahia de Feira voltou as atividades hoje depois de ter empatado em 0 x 0 com o Astro pela segunda rodada do Campeonato Baiano da 2a divisão. Os atletas participaram de uma atividade regenerativa e a expectativa é que já na partida contra o Serrano no próximo domingo, a equipe conte com os atletas recém-contratados.
O goleiro Jair, que nas duas primeiras partidas atuou sem reserva já na próxima partida deve contar com a companhia do arqueiro Alan, que apesar de ter sido contratado na semana passada não foi regularizado. Outro que deve ficar à disposição é o zagueiro Adriano, que veio do futebol catarinense.
Para o técnico Nazareno Silva, o fato de contar com mais reforços é uma tranquilidade a mais. “Realmente é bom porque ganhamos opções inclusive para buscar outras variações táticas na equipe que disputa uma competição difícil”, comenta.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Zanata pela primeira vez inicia um trabalho no Flu
Foto - Ed Santos
O atacante Nino vai ficar para a disputa da Série D
O Fluminense iniciou na tarde de hoje a sua caminhada rumo à disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Parte do elenco de profissionais foi apresentada na tarde de ontem, no Centro de Treinamentos do clube, no bairro Novo Horizonte, e o técnico Zanata, pela primeira, vez vai ter a oportunidade de iniciar o trabalho no time que o lançou como treinador no futebol estadual há dois anos.
Como jogador, Roberto da Silva Pinheiro, o Zanata atuou em 15 clubes em vários Estados brasileiros. Como técnico, ele tinha feito apenas um estágio com Abel Braga no Fluminense do Rio, quando foi contratado pelo tricolor feirense para ocupar a vaga deixada por José Ferreira, demitido em virtude dos maus resultados e o último lugar naquele certame estadual.
Fez bom trabalho tirando o Fluminense da lanterna e quase classificando a equipe para o quadrangular final. Depois treinou Atlético de Alagoinhas e Colo-Colo, na mesma situação: pegando os clubes em dificuldade e os levando a boas colocações. Este ano treinou o Ipitanga em uma partida, ganhou, mas foi demitido por conta de divergências com os dirigentes. Veio para o Feirense e livrou a Águia do Sertão do rebaixamento, deixando a equipe como oitava na classificação geral.
Agora tem a oportunidade de pela primeira vez iniciar um trabalho em um clube de futebol. "É algo que eu aguardava com ansiedade porque até hoje sempre me contratavam nas situações mais complicadas e me saí bem. Agora efetivamente terei a oportunidade de montar o time, implantar a minha filosofia de trabalho que espero ser bem sucedida e leve o clube a uma boa posição na Série D", afirma.
Até hoje, Zanata disse que nunca entendeu o porquê dele ser considerado um "bombeiro" do futebol. "Acho que é pelo fato do carisma de ex-jogador, por falar a linguagem deles, que tenho esta facilidade de chegar e motivar o grupo, incentivar atletas que se encontram desmotivados. Mas a restrição que faço é que esta situação pode contribuir para que se crie uma imagem do profissional que serve apenas para socorrer o time nas horas complicadas. Agora tenho esta chance e vou procurar fazer o melhor que posso", garante o treinador.
Quanto a filosofia a ser implantada, Zanata disse que vai buscar acelerar os trabalhos já que o tempo que dispõe é curto. "Vamos fazer os trabalhos físicos paralelos aos técnicos. Gostaria de ter mais tempo, entretanto não podemos ficar nos lamentando e precisamos sim é buscar trabalhar, quem sabe fazer de três a quatro amistosos para ajustar o time", diz.
Além de Zanata foram apresentados oficialmente o preparador-físico, André Luiz Santos e o treinador de goleiros Vanuca. As atividades de campo começam na manhã de hoje no CT do Novo Horizonte.
APRESENTAÇÃO
Na tarde de ontem, 11 jogadores se apresentaram no Centro de Treinamento do Novo Horizonte, sendo que destes, cinco são atletas novos. Se apresentaram: o goleiro Gil, ex-Feirense; os atacantes Van e Fio, ambos do futebol sergipano; o lateral direito Fabiano e o zagueiro Antônio Carlos, ex-Ypiranga/PE.
Da casa se apresentaram: goleiro Alan; o lateral-direito Ed Carlos; os laterais Sadrack e Gelvane; os meias Galego e Gil; os atacantes Nino e Cril.
Outros atletas que estão certos para chegar são: os zagueiros Sílvio e Lima; os meias Djalminha, Jamaica, Ueider e Wencley e o lateral-esquerdo Digão. De acordo com o diretor de futebol do clube, Valdir Oliveira, devem ser contratados ainda mais cinco reforços: um atacante, um zagueiro, um volante, lateral-direito e um zagueiro.
Bahia esbarra na marcação do Astro e só empata
Apesar de o Bahia ser o favorito, esbarrou num forte esquema de marcação armado pelo técnico do Astro, Alcyr Silva, que foi a campo com a proposta de jogar fechado e explorar os contra-ataques.
O time da Fazenda do Menor teve algumas oportunidades e quase ganhou a partida. Além da marcação do adversário, o time do treinador Nazareno Silva esbarrou também em algumas atuações individuais fracas.
O resultado manteve o “Tremendão” na liderança da competição com quatro pontos; o Serrano, mesmo tendo perdido para o Guanambi por 2 x 1 permanece na vice-liderança com três pontos, a mesma pontuação do time guanambiense, que se recuperou da goleada sofrida na estreia. Já o Astro com os resultados da rodada ficou na lanterna do grupo.
No próximo domingo (7), o Serrano recebe a visita do Bahia, no estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista, a partir das 16 horas, no mesmo horário, no Jóia da Princesa, o Astro enfrenta o Guanambi.
Beckmann começa arrasadora na Copa Feirense
Outro destaque foi a surpreendente derrota da Casa Avante, atual vice-campeã , para o time do Sacolada Dunk por 129 x 11. A rodada ainda apresentou os seguintes resultados; Madre de Deus 20 x 0 Cachoeira; Unisa Sonics 36 x 23 Feira VI e Feira Info 75 x 57 Juvenil.
A segunda rodada acontece no próximo final de semana. Na sexta-feira jogam Unisa/Sonics x Tomba e Serrinha x Feira Info. No domingo acontecem mais três partidas: Sacolada Dunk x Cachoeira; Adec/Coité x LBA/Cruz e Casa Avante x Madre de Deus.