segunda-feira, 1 de junho de 2009

Zanata pela primeira vez inicia um trabalho no Flu


Foto - Ed Santos
O atacante Nino vai ficar para a disputa da Série D

O Fluminense iniciou na tarde de hoje a sua caminhada rumo à disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Parte do elenco de profissionais foi apresentada na tarde de ontem, no Centro de Treinamentos do clube, no bairro Novo Horizonte, e o técnico Zanata, pela primeira, vez vai ter a oportunidade de iniciar o trabalho no time que o lançou como treinador no futebol estadual há dois anos.
Como jogador, Roberto da Silva Pinheiro, o Zanata atuou em 15 clubes em vários Estados brasileiros. Como técnico, ele tinha feito apenas um estágio com Abel Braga no Fluminense do Rio, quando foi contratado pelo tricolor feirense para ocupar a vaga deixada por José Ferreira, demitido em virtude dos maus resultados e o último lugar naquele certame estadual.
Fez bom trabalho tirando o Fluminense da lanterna e quase classificando a equipe para o quadrangular final. Depois treinou Atlético de Alagoinhas e Colo-Colo, na mesma situação: pegando os clubes em dificuldade e os levando a boas colocações. Este ano treinou o Ipitanga em uma partida, ganhou, mas foi demitido por conta de divergências com os dirigentes. Veio para o Feirense e livrou a Águia do Sertão do rebaixamento, deixando a equipe como oitava na classificação geral.
Agora tem a oportunidade de pela primeira vez iniciar um trabalho em um clube de futebol. "É algo que eu aguardava com ansiedade porque até hoje sempre me contratavam nas situações mais complicadas e me saí bem. Agora efetivamente terei a oportunidade de montar o time, implantar a minha filosofia de trabalho que espero ser bem sucedida e leve o clube a uma boa posição na Série D", afirma.
Até hoje, Zanata disse que nunca entendeu o porquê dele ser considerado um "bombeiro" do futebol. "Acho que é pelo fato do carisma de ex-jogador, por falar a linguagem deles, que tenho esta facilidade de chegar e motivar o grupo, incentivar atletas que se encontram desmotivados. Mas a restrição que faço é que esta situação pode contribuir para que se crie uma imagem do profissional que serve apenas para socorrer o time nas horas complicadas. Agora tenho esta chance e vou procurar fazer o melhor que posso", garante o treinador.
Quanto a filosofia a ser implantada, Zanata disse que vai buscar acelerar os trabalhos já que o tempo que dispõe é curto. "Vamos fazer os trabalhos físicos paralelos aos técnicos. Gostaria de ter mais tempo, entretanto não podemos ficar nos lamentando e precisamos sim é buscar trabalhar, quem sabe fazer de três a quatro amistosos para ajustar o time", diz.
Além de Zanata foram apresentados oficialmente o preparador-físico, André Luiz Santos e o treinador de goleiros Vanuca. As atividades de campo começam na manhã de hoje no CT do Novo Horizonte.

APRESENTAÇÃO
Na tarde de ontem, 11 jogadores se apresentaram no Centro de Treinamento do Novo Horizonte, sendo que destes, cinco são atletas novos. Se apresentaram: o goleiro Gil, ex-Feirense; os atacantes Van e Fio, ambos do futebol sergipano; o lateral direito Fabiano e o zagueiro Antônio Carlos, ex-Ypiranga/PE.
Da casa se apresentaram: goleiro Alan; o lateral-direito Ed Carlos; os laterais Sadrack e Gelvane; os meias Galego e Gil; os atacantes Nino e Cril.
Outros atletas que estão certos para chegar são: os zagueiros Sílvio e Lima; os meias Djalminha, Jamaica, Ueider e Wencley e o lateral-esquerdo Digão. De acordo com o diretor de futebol do clube, Valdir Oliveira, devem ser contratados ainda mais cinco reforços: um atacante, um zagueiro, um volante, lateral-direito e um zagueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário