Foto - Divulgação
Carlão, Maurício Lima, Paulão, Marcelo Negrão e Adriana Behar, em Feira
"Marcelo Negrão, levantou para Giovani, Taaaaande é ponto do Brasil". Durante muito tempo, os principais locutores esportivos de TV repetiram esta sequência de jogadas que fez com que o voleibol se popularizasse de vez no Brasil na década de 90. Uma geração de grandes atletas se formava e em pouco tempo conquistava a histórica medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, na Espanha, em 1992, fazendo com que no Brasil o esporte se transformasse em uma "febre" entre as pessoas, principalmente as crianças e adolescentes.
Hoje, alguns desses craques que marcaram época estarão em Feira, onde visitarão escolas, e hospitais e ainda farão uma partida de exibição para o público matar saudades das grandes jogadas imortalizadas na mente dos brasileiros.
Os jogadores medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona/92, Carlão, Maurício Lima e Paulão, e a medalha de prata em Sidney (2000) e Atenas (2004), Adriana Behar, a convite do Banco do Brasil, estarão na cidade participando de palestras e ainda participarão de partidas de exibição para o público no ginásio de esportes do Complexo Esportivo Oyama Pinto, a partir das 11 horas.
Eles fazem parte de um projeto denominado Embaixadores do Esporte, patrocinado pelo Banco do Brasil, cuja finalidade é divulgar cada vez mais a importância do esporte para a sociedade. A instituição, sabendo a importância de algumas personalidades do esporte, não só pela fama que essas pessoas possuem, mas, principalmente, pela credibilidade que têm perante o público e pela disposição para trabalhar em prol da sociedade, criou (em 2003) o projeto Embaixadores. Os Embaixadores do Esporte atuam em ações como: visitas a empresas clientes e autoridades, seguidas de coletivas de imprensa e sessão de fotos e autógrafos; palestras para o público externo e interno; jogos de exibição e visitas à entidades parceiras.
Os campeões olímpicos começam o dia de atividades às 8 horas, na Escola Municipal Comendador Jonathas de Carvalho, no bairro Conceição I, onde falarão sobre as suas experiências pessoais e profissionais, e a importância do esporte na formação do cidadão.
Após a palestra, às 10 horas, eles entrarão em quadra no ginásio de esportes do Complexo Oyama Pinto, no bairro Campo Limpo, para um jogo exibição contra a Seleção local. Para os torcedores que quiserem assistir a partida, é necessário trocar 1kg de alimento não-perecível por um ingresso no local do jogo. Estes alimentos serão doados para entidades filantrópicas da região.
Na parte da tarde, às 14 horas, os Embaixadores estarão no Museu Parque do Saber, no bairro São João, para tirar fotos e distribuir autógrafos aos amantes do vôlei. Às 15h30min, visitarão o Hospital da Criança, localizado no bairro Jardim Cruzeiro, que trata cerca de 40 crianças enfermas. Eles conhecerão as dependências do hospital e, no final, farão um “lanche da tarde” com a criançada.
LEMBRANÇA
A conquista do tão almejado ouro olímpico foi no ano 1992, nos jogos de Barcelona. Desde 1984, o Brasil vinha perseguindo o título, que foi conquistado em território espanhol. O esporte ganhou espaço depois da conquista e daquele grupo comandado por José Roberto Guimarães, o único que continua em atividade é Marcelo Negrão: o caçula em Barcelona, com 19 anos está no vôlei de praia,mas disputa apenas as etapas do Brasil.
Na final, naquele 9 de agosto de 1992, a seleção brasileira venceu a Holanda por 3 a 0 (15/12, 15/8 e 15/5). Invicto e com apenas três sets perdidos, o time brasileiro mostrou superioridade incontestável. O grupo tinha Maurício, Carlão, Marcelo Negrão, Giovane, Paulão, Jorge Édson, Amauri, Janelson, Talmo, Tande, Pampa e Douglas. O técnico era José Roberto Guimarães, que atualmente comanda a seleção feminina de vôlei.
A equipe medalha de ouro, com média de idade de 24 anos, começou a ser preparada em 89, para vencer em Atlanta/96. Mas venceu quatro anos antes e deu início ao processo de consolidação do vôlei. Maurício e Giovane ainda participaram da seleção de Bernardinho que foi bicampeã mundial (2002 e 2006) e campeã olímpica mais uma vez, em Atenas, em 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário